Confiam e se gloriam no nada

Foto: Liam Riby

Aqueles que confiam na sua fazenda e se gloriam na multidão das suas riquezas.

Salmo 49.6

Quem não conhece o Senhor faz coisas impensadas, fora da vontade dEle. Se a pessoa não estiver em espírito, jamais conseguirá realizar o propósito de Deus. Veja o que a Bíblia fala sobre seguir a voz que nos conduzirá retamente: E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda (Is 30.21). Ore!

Alguns salvos ainda não entendem o valor da fidelidade a Deus, a qual provém dEle. Rejeitar as repreensões do Senhor é declarar que não mais andará em Sua presença, mostrando que não precisa da Sua proteção e abomina viver em santidade. É o mesmo que dizer preferir o sofrimento eterno a morar no mundo da perfeição. Aqueles que decidem proceder dessa maneira estão fora de si. Misericórdia!

A sua fazenda não significa que você possui uma soma expressiva de dinheiro, mas, sim, o orgulho de ter uma mente brilhante, um bom porte físico ou outra virtude. Por que confiar nos bens materiais ou imaginários, se a morte eterna será o seu fim e irá separá-lo do Criador para sempre? O homem precisa de Deus a cada minuto para garantir a sua felicidade eterna.

A atitude mais nobre de uma pessoa é quando ela reconhece que pecou, pois isso a fará reconciliar-se com Deus. Ele é a expressão pura do amor e da santidade, o Único que tem misericórdia e poder para perdoar o homem de qualquer pecado. A solução para quem deu um passo errado é voltar-se para Deus e dizer: “Pai, eu pequei!”. O Senhor sabe quando você caiu e qual é o seu destino, mas, como Ele é o seu Pai, certamente lhe perdoará e dará novo sentido à sua vida (1 Jo 1.8).

Volte para o caminho da dignidade e vá aonde o Senhor enviá-lo, sem dever nada ao diabo. A queda já ocorreu, mas o misericordioso Deus deseja a sua felicidade: Vai, pois, e apregoa estas palavras para a banda do Norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre vós; porque benigno sou, diz o SENHOR, e não conservarei para sempre a minha ira (Jr 3.12). Clame!

Abandone a sua capacidade de enganar as pessoas e achegue-se a Deus com lágrimas e arrependimento verdadeiro. Confesse ao Senhor a sua falta; diga-Lhe tudo o que há de errado em seu interior, e Ele irá restaurá-lo completamente. O Altíssimo diz: Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto (Sl 100.3). Deus Se coloca ao seu dispor para restaurar a sua vida. Glorie-se no Senhor, que é imutável!

A glória do Pai é ver Seus filhos voltarem à Sua casa! Como aconteceu com o filho pródigo, há de ocorrer com você. Assim como o pai do rapaz vigiou o tempo todo o horizonte, ansioso pela sua volta, Deus faz o mesmo com Seu filho perdido, pois sabe que ele será capaz de reconhecer o erro e tomar a decisão certa de retornar (Lc 15.11-24). Neste momento, o Senhor quer você de volta à casa dEle e já preparou a festa para recebê-lo. Diga: “Pai, eu voltei!”.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai, eterno amor! Somos gratos por tudo que fazes por nós, pelo arrependimento daqueles que Te procuram e voltam à comunhão Contigo, reafirmando a fé em Ti. Não há como o homem viver longe de Ti, confiando na própria fazenda e gloriando-se na sua riqueza!

“Eu quero mudar!” é o grito de muitos que leram esta mensagem. Eles nunca se darão por satisfeitos ou desistirão de Te procurar, pois esta é a oportunidade de confessarem seus pecados e aceitarem a Tua misericordiosa ação de lhes perdoar!

Não confiaremos em nossa capacidade intelectual nem nos gloriaremos em nossas virtudes. Nosso desejo é encher-nos da Tua graça, receber o perdão e nos emendar para não fazermos mais o que o diabo quer. Livra-nos da loucura que o coração humano produz e perdoa-nos!