Conseguiram o que queriam
2025-12-26 03:00:00
Todos os príncipes do reino, os prefeitos e presidentes, capitães e governadores tomaram conselho, a fim de estabelecerem um edito real e fazerem firme este mandamento: que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
Daniel 6.7
Foi o maior acordo de traição que já se ouviu falar na História da humanidade. Praticamente todas as autoridades do Império Medo-Persa, sob o comando de Dario, levantaram-se contra Daniel e o perseguiram por ele ser temente a Deus. Jesus falou sobre isso: Lembrai-vos da palavra que vos disse: não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa (Jo 15.20).
Em outras palavras, o Mestre mostrou que a luta contra a Igreja é espiritual e acontece onde houver algum cristão. O diabo manipula a pessoa que se recusa a crer na Luz, movendo os demônios para influenciá-la. Ela sabe que damos o exemplo fazendo o bem, mas não se interessa pelas nossas boas obras, porque quer pecar, enriquecer e desfrutar de bens materiais.
O maior império do mundo naqueles dias, com milhares de prefeitos, dezenas de presidentes das províncias e centenas de governadores, formou uma aliança mentirosa para afastar aquele que Dario pensava em tornar uma espécie de primeiro-ministro. Satanás vociferava contra os ouvidos dessas autoridades para arrancar o servo de Deus daquele reino. A trama era tão destruidora que Dario decretou que quem orasse pedindo algo a algum deus ou homem, que não fosse o rei, seria lançado aos leões.
Só faltou colocarem uma foto de Daniel, para que todos soubessem a quem estava direcionada tal proibição. Penso que não o fizeram porque, naquela época, não havia máquina fotográfica. Dario tinha prazer em ter Daniel na sua equipe, pois ele era inteligente e sábio e não aceitava subornos, maldades. Porém, o ódio infernal prevaleceu e, sem prestar atenção ao que assinou, o rei selou o destino de Daniel. O profeta não chorou, e sim continuou a orar ao Senhor.
Possivelmente, Daniel falou com Deus sobre o plano daqueles homens, declarando sua confiança nEle, certo de que a verdade viria à tona. Nós, cristãos, temos de estar apercebidos de que o mundo e os seus agentes só nos procuram quando precisam da nossa ajuda. Não importa o que falem de você ou da ameaça que lhe dirigem; quem confiar no Senhor nunca será abalado. Continue fazendo a obra de Deus sem se preocupar com as ciladas do Inferno. O Altíssimo irá socorrê-lo em qualquer situação!
Esteja certo de uma coisa: Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (2 Tm 2.19). Por conhecer o seu caráter e ter provado do seu amor, Jesus o ama e fará o necessário para honrá-lo: Eu amo os que me amam (Pv 8.17a).
O pensamento de Daniel deve ter sido: “Que bom que todos se levantaram contra mim, pois o testemunho que darei do Senhor os impactará tremendamente, e, por fim, crerão nEle!”. Os servos de Deus devem ser intrépidos como o leão (Pv 28.1 – ARA)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus fiel! Tu não deixarias o Teu embaixador naquele reino ser devorado pelos leões. É lamentável ver tantas pessoas dando péssimo exemplo, agindo às escondidas e projetando mentiras contra os bons!
Este mundo não vale nada, nem mesmo um centavo, mas os que confiam em Ti e no Teu poder sempre são honrados. Precisamos ser testemunhas da Verdade, mesmo quando as oportunidades de sermos vitoriosos não estiverem claras.
Aqueles que ouviram o que aconteceu com Daniel ficaram emudecidos. Logo, espalharam o acontecido, e só Tu sabes o número de pessoas que passaram a crer em Ti. Tu nos usarás para anunciar a Tua Palavra!
