Consolar os corações

2025-05-21 03:00:00
O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console o vosso coração.
Colossenses 4.8
Na carta aos Colossenses, o apóstolo Paulo fala que lhes enviou Tíquico, um ministro do Evangelho, a quem chama de fiel, amado irmão e conservo no Senhor (Cl 4.7). A pessoa que ama a Deus de verdade se diferencia das demais, pois testifica a sua confiança no Todo-Poderoso em tudo o que faz e sempre age de acordo com a vontade divina. As nossas ações provam quem somos!
Eliézer, por exemplo, foi um servo fiel. Como ele conquistou a confiança de seu senhor Abraão, recebeu o título de mordomo. Eliézer presenciou os fatos mais importantes na vida do patriarca, o qual vira Jesus antes da Sua peregrinação na Terra. Ele presenciou a luta de Abraão para que Sara gerasse um filho e, por certo, ajudou a criar Isaque, símbolo de Cristo!
O mordomo teve grande participação nos acontecimentos que marcaram Abraão como o patriarca dos hebreus. Se Eliézer tivesse sido servo de qualquer rico daquela época, não teria a alegria de conversar com o seu senhor e ver a honestidade desse homem de Deus. A notícia de que o ganancioso Ló, sobrinho de Abraão, fora levado preso por vários reis fez o tio ir a Deus em oração e dizer aos servos que se preparassem para libertar o sobrinho.
Por confiar no Senhor, Eliézer acreditava que os servos – alguns eram seus filhos – lutariam ao lado do patriarca por uma causa justa e voltariam para comemorar a vitória. Ele provavelmente participou do golpe que deram naqueles maus reis e viu a reação do rei de Sodoma quando disse ao seu patrão que lhe desse só as vidas, pois o despojo era dele. Agora, Abraão pede ao mordomo que ponha a mão debaixo da sua coxa e jure.
O mordomo do patriarca partiria para uma missão de altíssima confiança, por isso fez a sua carreira na casa de Abraão. De um simples servo, Eliézer se tornou o homem que iria à família do patriarca com o intuito de encontrar uma noiva para Isaque. Que confiança o patriarca teve naquele que era um ministro de Deus! Quando chegou a certa localidade, ainda fora da cidade, Eliézer se ajoelhou e orou, e o Senhor teve misericórdia dele e de Abraão e preparou todas as coisas!
Isaque era um homem de Deus. Devido a isso, esperou tantos anos, em santidade, por aquele momento, provando que amava o Senhor sobre todas as coisas. Certo dia, a noite vinha chegando, e ele estava no campo orando. Quando levantou os olhos, viu que Eliézer se aproximava com uma mulher. Era Rebeca. Ao vê-lo, a jovem perguntou ao mordomo quem era aquele homem. Eliézer, com voz trêmula, disse-lhe: é o seu futuro marido. A fidelidade do mordomo o recompensou para sempre.
Tíquico foi enviado para saber do estado dos colossenses e consolar o coração daqueles irmãos, que amavam Paulo como um homem de Deus. Precisamos reconhecer os Tíquicos que o Senhor nos apresenta. Peça ao Senhor sensibilidade para ouvir a voz divina e dar o resultado que Ele espera dos Seus servos. Abraão era um, mas os servos eram muitos!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Pai de servos fiéis! Não há riqueza que compense o título recebido pelo Teu servo, que fizeste a Tua sombra pairar sobre nós. Por isso, temos andado na Tua presença crendo que nenhum mal nem praga alguma chegarão à nossa tenda. Estamos felicíssimos em sermos Teus servos!
Envia-nos para arrumar “noivas” para o Teu Filho, porque também temos sido mordomos da Tua casa e não queremos deixar de participar de nenhuma guerra que tens travado para recuperar os “parentes” gananciosos que pertencem a Ti!
Que o coração de quem nos ama se console com o que tens feito por nós. É tão bom viver sob a sombra das Tuas asas! Queremos receber mais missões e ordens para que, um dia, sejamos recompensados por Te amar!