Dá ordem ao povo

2025-04-05 03:00:00
E dá ordem ao povo, dizendo: Passareis pelos termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitam em Seir; e eles terão medo de vós; porém guardai-vos bem.
Deuteronômio 2.4
Quando a Palavra do Senhor é enviada a alguém, ela está investida de autoridade em relação ao que revela ou ordena. Assim, os Céus estarão prontos para agir em favor dessa pessoa. Por mais que o inimigo insista em fazê-la desistir da missão recebida de Deus, os passos dela serão dirigidos por Ele, e obterá sucesso na obra que lhe foi confiada. Por outro lado, quem resistir ao mandamento pagará uma conta alta.
Durante os 40 anos de caminhada pelo deserto – uma espécie de “escola” divina –, a mão de Deus guardou o povo de Israel de todos os males (Dt 29.5). Quem pertence ao Senhor e Lhe serve com temor não sente as agruras do calor do dia ou do frio à noite (Sl 121.6), pois é protegido e mantido no bom clima pelo amor do Pai. As maravilhas são tantas que a pessoa nem consegue contá-las (Sl 139.17,18).
O versículo em estudo traz a clara ordem de Deus: ao passarem pelo território de Esaú, deveriam ser prudentes, guardando-se bem para evitar o mal. Desse modo, as suas necessidades seriam supridas pelo Senhor. Eles só seriam atacados ou ficariam doentes se desobedecessem às orientações divinas e tivessem saudades da comida do Egito. Certa vez, descontentes com o maná, pediram carne e comeram tanto que passaram mal (Nm 11.1-20ss). Se pecassem, sentiriam sede, e isso ocorreu. Por isso, Moisés teve de tirar água da rocha duas vezes (Êx 17.5,6; Nm 20.11). Pecar faz mal!
Por outro lado, Deus sempre lhes deu a água de que necessitavam e, por anos, não passaram sede. No deserto não há água, a não ser em pequenos oásis aqui e ali, mas o precioso líquido era provido para dessedentar todos eles: E Jacó não tinha sede, quando o levava pelos desertos; fez-lhe correr água da rocha; fendendo ele as rochas, as águas manavam delas (Is 48.21). Deus cuida e protege Seu povo para onde quer que este seja levado. O Senhor é o nosso pão e a nossa bebida (Jo 6.55).
Aquela geração de israelitas não entendia o que se passava com ela. Não havia água no deserto, mas Deus os fez beber de Cristo, a Rocha que os seguia. Por isso, a água da qual necessitavam os saciava, mesmo sem saber como isso ocorria: E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo (1 Co 10.4). Ao servirmos a Cristo, Ele opera em nós!
A ordem era não perturbar Esaú, pois o Altíssimo supria os descendentes dele em Seir, que significa áspero ou cabeludo (Dt 2.4-7). Deus avisou que os filhos de Esaú teriam medo dos israelitas, e estes foram orientados a não tocarem em nada daquele povo. Assim fizeram, porém, quando o povo de Deus pediu passagem, foi maltratado por eles (Nm 20.14-21).
Os israelitas tinham de ser cuidadosos, e, por temor a Deus, dar ouvidos à Sua advertência. Tudo o que o Todo-Poderoso fala conosco deve ser obedecido sem questionamentos. Aqueles que Lhe desobedecem caem em transgressão e enfrentam problemas. Cuide-se!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus que nos ama e governa! Queremos conhecer as Tuas instruções e segui-las. Assim, jamais faremos mal a qualquer pessoa. Fomos chamados a pregar o Evangelho, para que as pessoas aprendam sobre o Teu amor!
Os israelitas não podiam prejudicar os seus irmãos, os filhos de Esaú. Eles entenderam as razões da Tua ordem e não provocaram os habitantes de Seir; antes, portaram-se como Tu lhes disseste.
Passamos sempre pelos termos dos nossos irmãos, mas não tocamos em nada do que é deles. Somos respeitados como o povo que anda Contigo, pois o que ordenaste é lei para nós. Precisamos nos guardar para nunca sair da Tua proteção!