De boa vontade o ouvia

Foto: Dima Pechurin

Porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo; e guardava-o com segurança e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa vontade o ouvia.

Marcos 6.20

O Espírito Santo avisava que Herodias não conseguiria matar João Batista, porque o rei temia o servo do Senhor. Herodes deveria nutrir esse sentimento por Deus e não pelo servo dEle. Porém, o coração do monarca estava fechado para a revelação que João lhe trazia. Herodes desconsiderava que pereceria no Inferno a alma que rejeitava a obra redentora de Cristo.

O astuto rei sucedera o seu pai, Herodes, o Grande, o qual ordenara a matança dos meninos de Belém e da região, pois receava que o recém-nascido Rei dos judeus colocasse o seu reinado em perigo (Mt 2.16). O apreço de Herodes por João de nada ajudou o profeta, uma vez que aquele preferiu continuar no erro que o conduziria ao lago de fogo eterno.

Muitas pessoas conseguem entender o plano de Deus para a vida delas, mas não se convertem a Cristo. Algumas agem de modo, porque não acreditam na Bíblia, mesmo sendo o Livro Santo. A vinda de Jesus foi predita por vários profetas, que mencionaram até o lugar onde Ele nasceria (Mq 5.2). Para mim, que prego a Palavra há mais de 50 anos, é um mistério a salvação de uns e a perdição de outros. Misericórdia!

Herodes era mau e mandou prender João. No entanto, sabendo que este era um varão justo e santo, guardava-o com segurança. O rei ia ao servo de Deus para ouvi-lo e demonstrava-lhe respeito. João não se importava com o que poderia lhe acontecer, pois o principal objetivo da sua vida era ter a atenção do Senhor. Muitos ficarão desesperados quando virem o Salvador descendo dos Céus com grande alarido, clamor de guerra, para por fim à loucura do mundo.

O rei costumava atender João no que lhe pedisse, mas desprezava seus ensinamentos sobre a vida eterna, mesmo tendo boa vontade para ouvi-lo. Algumas pessoas demonstram interesse nesse assunto, chegando até a fazer perguntas, mas desconsideram a parte principal: entregar-se a Cristo. Elas se perderão para sempre caso morram sem a conversão genuína.

Não temos tempo a perder! Se alguém querido morrer sem Jesus, terá o mesmo fim que o pior bandido do mundo: o Inferno. Quantas vezes nos esforçamos para levar uma pessoa à salvação, mas, infelizmente, ela resiste e entra na eternidade sem ter nascido de novo? Nesse estado, ela nunca verá a Luz, e sim estará em trevas infindáveis. A Bíblia diz: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo 8.36).

É bom ser bem tratado por todos, mas o melhor é ter sucesso em levar os perdidos ao Reino de Deus; de outro modo, eles jamais alcançarão a redenção trazida por Cristo. Dedique o seu tempo para pregar o Evangelho – as Boas-Novas da salvação – à sua família, aos seus amigos e conhecidos. O próprio Salvador ordenou: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.15). Cumpra essa missão!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Pai, nosso eterno Guarda! Bom seria se todas as pessoas Te temessem, para viver com a Tua graça. O que podemos fazer pelos nossos amigos e por aqueles que nada sabem sobre a vida eterna? Ensina-nos a difundir a Tua Palavra!

Gostaríamos que todos Te encontrassem para não perecerem, mas o homem que ainda não Te conhece é arredio à Verdade. Desejamos apresentar a vida eterna para quem caminha para a morte interminável!

Ensina-nos a dedicar o nosso tempo à leitura bíblica. Assim, nós nos tornaremos sábios pela Tua Palavra. Quando o inimigo disser que estamos perdendo tempo, responderemos usando as Escrituras. Amém!