Decisão do patriarca
2024-11-15 03:00:00
E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é a sua mulher. E matar-me-ão a mim e a ti te guardarão em vida.
Gênesis 12.12
Quem está em um país cheio de pecado, onde Deus não é invocado, vê o que o diabo faz a pessoa sentir. No caso do versículo em estudo, o maligno mostrou Sara para o Faraó. Nessa hora, é melhor orar para não entrar em tentação e pedir ao Altíssimo que esteja ao seu lado. Ao perceber o erro de ir para tal lugar, deve clamar pela direção do Senhor para anular o plano do rei do Inferno. Então, logo que sentir a situação favorável, precisa sair de lá.
Quem ama a Deus nunca deve aceitar o medo em seu coração. Caso ele se instale, o cristão tomará atitudes fora da vontade divina. Veja, ao saber da fome generalizada em Canaã, Abraão preferiu se retirar para o sul. Os salvos que não usarem o recurso de orar serão enlaçados pelo maligno, e só restará lamentar-se pelos prejuízos sofridos. O servo do Senhor precisa consultá-Lo sempre (1 Ts 5.17).
Tal como previu ao entrar na terra do pecado, Abraão pediu a Sara que dissesse ser sua irmã. Por causa da formosura da sua esposa, o patriarca temeu ser morto por ordem de algum interessado nela. Ele não mentiu, mas omitiu parte da verdade: Sara era irmã dele por parte de pai (Gn 20.12). A notícia logo se espalhou e foi levada ao rei do Egito. Os reis não eram apressados para o novo casamento, mas ela deveria ser ensinada no ritual egípcio.
Em qualquer situação adversa, volte seu rosto para a Palavra de Deus, porque, sem dúvida, ela é o seu único escape. A oração da fé muda qualquer cenário em favor de quem ama o Senhor. Muitos tiveram o lar destruído pelo simples fato de não terem agido por fé, e sim por medo. O Pai celestial ouve e responde as nossas orações. Tenho certeza de que foram dias de combate espiritual, e Abraão soube lutar!
Quando agimos por medo, agimos como quem não conhece a Deus e abrimos uma porta larga e alta para o inimigo entrar e fazer a sua destruição em nós ou em nossa família. Só fica bem na vida a pessoa que anda conforme as orientações do Senhor. Se você se envolveu em um problema, confesse isso ao Único com poder de resolvê-lo e lhe perdoar. Quem busca o Altíssimo O encontra (Mt 7.8).
Ao andarmos com Deus, sentimo-nos como se fôssemos gigantes, convictos de que podemos vencer qualquer batalha. Jamais culpe alguém pelas situações que você permitiu acontecer. Repare seu erro e leve a sua família a se voltar para o Senhor, o qual é poderoso para restaurar a felicidade de todos. Precisamos de Deus, e Ele espera que O busquemos com todo o nosso coração. Ele é fiel sempre!
A prova de que você foi perdoado é a alegria que voltará a inundar o seu coração. Você se sentirá à altura para superar as dificuldades. Isso começará com lágrimas, ao confessar a Deus suas iniquidades e estender a mão a quem o fez chorar muito. Os santos do Senhor sempre continuarão santos (Ap 22.11). Por que não tomar a melhor decisão agora?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, nosso Pai! Por que Abraão teve de passar por essa prova tão séria e amarga, se havia deixado tudo para cumprir o Teu plano? Parece que ele se apressou ao ir para o Egito, considerado um lugar de pecado. Perdoa-nos, Pai, se agimos da mesma forma!
O que o patriarca falou quando sentiu medo aconteceu. Não foi por isso que Jó sofreu nas mãos do inimigo? Ele viu o mal brotar em sua carne, mas contendeu pela fé até perceber seu erro e confessá-lo. Então, Tu lhe devolveste tudo o que o diabo lhe havia roubado!
Em o Nome de Jesus, confessamos que temos pecado por não Te buscar nos momentos de tentações e tribulações. Porém, agora, clamamos para que nos livres dos males que nos perturbam. Agradecemos por cumprires as Tuas promessas fielmente!