Deita fora a serva e o filho
2025-12-09 03:00:00
E disse a Abraão: Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com meu filho, com Isaque.
Gênesis 21.10
Ao ver Ismael zombando do pequeno Isaque, Sara reconheceu o erro de ter dado sua serva Agar a Abraão para gerar o herdeiro. Esse ato, conhecido como obra da carne, representou uma atitude humana, e não divina. Deus nunca precisa de ajuda, pois conhece o que é certo e sabe o fim de todas as coisas. Ao compreender a vontade do Senhor, Sara exigiu que Agar e seu filho fossem mandados embora.
Ela foi incisiva com o patriarca, pois não queria sofrer um dia, caso ocorresse alguma tragédia em sua casa. Isso muito desagradou Abraão, a ponto de buscar em Deus ajuda para poupar Ismael de ir pelo mundo afora e, talvez, nem mesmo sobreviver. Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua semente (Gn 21.12).
Sobre Ismael, o pai dos árabes, o Todo-Poderoso tinha uma palavra de consolação a Abraão: Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua semente (Gn 21.13). Ele também disse que surgiriam 12 príncipes de Ismael e todos seriam poderosos no meio da humanidade. Siga o plano divino, porque nEle não há erro ou vício. O Senhor é perfeito em tudo o que pensa, faz ou decide. Andar com Ele é caminhar com a vitória!
Sara ouviu de Deus que Ismael seria abençoado, mas sem participar da herança de Isaque, a nossa salvação. Um dia, nasceria um menino do sangue de Abraão que viria a ser o Messias e morreria para nos salvar. Tudo o que a Bíblia fala sobre Jesus já ocorreu; logo, nada mais precisa ser feito para nossa libertação do reino das trevas, do pecado, de todo mal, inclusive doenças, enfermidades e dores (Is 53.4-6). Somos mais do que vencedores em Cristo!
Hoje, judeus, árabes e demais povos podem participar da herança de Isaque, pois Jesus foi à cruz para morrer em favor de todos. Ele desceu ao Inferno e despiu o diabo da autoridade usurpada de Adão, com a qual nos oprimia de todas as formas (Cl 2.15). Agora, basta crer na Bíblia, repreender o inimigo e toda artimanha dele em nós, para que consigamos ir até o fim sem deixar que ele volte a nos dominar. Somos livres de fato (Rm 8.1)!
Ao crermos nas revelações do Novo Testamento, tornamo-nos bem-sucedidos, pois a nós foi dado o poder de esmagar os demônios, bem como as doenças mais devastadoras e toda a influência do maligno: Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum (Lc 10.19). Está na hora de usarmos esse poder sobre a hegemonia do inimigo.
Pode ser que você sinta medo de agir com ousadia na fé, mas entenda: esse temor é uma vitória do diabo em sua vida e não tem fundamento. Você tem autoridade para pisar no adversário! Veja o que dizem as Escrituras sobre Aquele que, de fato, vence o inimigo, conforme declarou o vitorioso rei Davi: Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos (Sl 60.12). Ou seja, você se posiciona em Cristo e pisa, mas Deus realiza a vitória!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor! É lindo ler a Tua Palavra dada a Davi há três mil anos. Tu és Aquele que, verdadeiramente, pisa em todo o poder do maligno. Apenas damos a ordem e Tu ages. Pai, em Ti, obtemos a vitória!
Não abrimos mão de ver esmagado o domínio que nos consumia e fazia a nossa vida ser miserável. Agora, triunfamos em tudo por intermédio de Jesus, que venceu o reino das trevas, despindo Satanás e seus príncipes do poder que usavam para nos açoitar!
Como não nos alegrarmos com a nossa posição? Devemos nos dobrar somente diante de Ti. Quanto ao diabo, em breve, ele será esmagado por Ti. O futuro será somente de vitória e alegria no Teu soberano Reino de paz e felicidade. Tu és Deus de poder!
