Derramou sangue de guerra

Foto: Wesley Tingey

E também tu sabes o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez aos dois chefes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jéter, os quais matou, e em paz derramou o sangue de guerra, e pôs o sangue de guerra no seu cinto que tinha nos lombos e nos seus sapatos que trazia nos pés.

1 Reis 2.5

Apesar de ter andado ao lado de Davi e, como seu comandante do exército, virado lenda ao vencer grandes inimigos, Joabe, sobrinho do rei, não aprendeu sobre o caráter do seu rei e a sua dependência do Senhor. Sem dúvida, Davi teve bastante desgosto com muitos que andaram ao seu lado, e Joabe foi um daqueles que o frustraram por não aprender a maneira de o rei servir a Deus!

Ninguém deve procurar para si algo que Deus não lhe deu, nem agir de modo errado para se manter em uma posição. Se agir bem, essa pessoa será abençoada pelo Senhor. Agora, se o coração dela não for sincero perante os Céus, ela nada conseguirá. Seja quem for o líder levantado pelo Altíssimo, jamais se insurja contra ele. Na verdade, o soberano Senhor é quem levanta ou destitui alguém, por isso não tente prejudicar quem quer que seja.

Davi não era um homem vingativo, mas, como pastor de Israel, não podia deixar de repreender Joabe pela injustiça cometida contra Abner (leia 2 Samuel 3.22 e demais versículos). O Senhor estava por trás das decisões do comandante do exército, pois, até então, Isbosete, o filho de Saul, era o herdeiro do reino, julgando pela decisão natural. Abner se estranhou com ele e procurou o filho de Jessé para lhe dar o reino, porém, traiçoeiramente, foi morto por Joabe.

Para Davi, as mortes de Abner e Amasa foram atos pecaminosos praticados contra ele mesmo, já que Abner queria lhe devolver o reino que era dele, por decisão do Senhor, bem antes de Saul morrer (1 Rs 20.10ss). Nas entrelinhas, Davi avisava a Salomão que praticasse a justiça, ao ser rei, contra Joabe, pois aqueles dois crimes não poderiam passar em branco. Devemos ter cuidado com o que fazemos contra as pessoas. Deus julga!

O Salvador advertiu: Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo (Mt 12.36). Se amamos o Senhor e a Sua posição de Soberano sobre a Igreja e a nossa vida, nunca podemos usar a nossa autoridade ministerial para esquecer o erro de alguém. Deixar de repreender o culpado de algum ato ruim é colaborar com o diabo e seus demônios na sua obra de destruição. A repreensão pode salvar uma vida (Pv 19.18).

O crime de Joabe deveria ser julgado; afinal, a Palavra do Senhor proibia que aquilo fosse praticado em Israel (Êx 20.13). O pecado deliberado por motivos pessoais e fúteis não deve ser tolerado, e quem o encobre se torna culpado igualmente. Tema a Deus e viva bem!

Cuidado com o adultério! Ao cometer esse pecado, o culpado nunca será considerado inocente. Respeitar o lar do próximo é o mínimo a se fazer, porque foi Deus quem uniu o casal (Mt 19.6). Quem traiu não será salvo, caso não se arrependa de tal ato. Acerte-se com o Senhor enquanto ainda há tempo!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, nossa Justiça! Não queremos carregar o pecado sobre a nossa vida, mas dar a Ti o senhorio, para que possas nos usar e preparar para a vida eterna. Como nos chegar a Ti, se escondemos dentro de nós atos que nos impedirão de entrar no Céu? Ajuda-nos, Pai!

Joabe se deixou levar pelo ciúme e, como um abismo chama outro abismo, praticou o que era proibido e se tornou réu. Aqueles que caíram em pecado estão orando agora, suplicando a Tua ajuda. Senhor, dá-lhes o dom do arrependimento e da salvação!

Guarda quem já esteve perto de transgredir, mas ouviu a Tua voz, retornou e ficou livre. Misericórdia para a pessoa que caiu e não confessou seus erros e, por isso, caminham para o sofrimento eterno. Liberta os perdidos, Pai!