Derrota até o fim
2024-12-10 03:00:00
E Baraque os seguiu após os carros e após o exército, até Harosete-Hagoim, e todo o exército de Sísera caiu a fio de espada, até não ficar um só.
Juízes 4.16
O vale do Megido ‒ também conhecido como vale do Armagedom, onde se crê que se dará a terceira ou última guerra mundial ‒ foi palco da batalha memorável, que, pela ótica dos cananeus, serviria para derrotar os dez mil soldados de Baraque. Contudo, o que se viu ali foram mais de 900 mil soldados cananeus mortos e enterrados na lama que as chuvas torrenciais trouxeram para a aniquilação do exército cananeu. Milhões de perdidos também marcharão para o lago de fogo!
As pessoas vivem como loucas, tomadas pelo espírito da sensualidade, da prostituição e de outros pecados piores ou iguais a estes, quando deveriam buscar a face de Deus e preparar-se para viver eternamente no Céu e na nova terra que serão criados para aqueles que amam Jesus e abandonaram o pecado. Um dia, porém, os que resistiram à regeneração providenciada pelo Senhor no Calvário sofrerão para sempre. Eles se desesperarão ao ver que a Porta se fechou!
Isso não é coisa de religião, pois saiu da boca de Jesus de Nazaré. Quem não nascer de novo agora jamais verá o Reino de Deus nem entrará nele. A Bíblia declara: Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira (Ap 22.15). Cristo não precisa fazer mais nada para salvar os perdidos, porque Ele comprou a salvação e a oferece a quem quiser. Você quer viver bem?
Aqueles que deixarem para mais tarde a decisão de aceitar o Salvador descobrirão que mais tarde tornou-se muito tarde e, então, mesmo que chorem, gritem e supliquem, não serão atendidos. A hora é agora. A sua parte é dizer a Jesus que aceita a oferta dEle. Ora, quem não a aceita a rejeita. Não estamos falando de recusar alguém igual a nós, e sim o Senhor, Criador de todas as coisas. Veja bem, tudo o que fazemos nesta vida o fazemos nEle; por isso, quando você diz: “Vou pensar” ou “Não quero”, você diz isso nEle!
Na época dos juízes, as estradas eram precárias, e as pessoas viajavam a pé ou em lombos de animais. A vida era limitada e em nada se parecia com o que vemos hoje, quando pegamos o celular e falamos com pessoas que estão em qualquer lugar do planeta. Por isso, encantadas com este mundo, muitas delas não imaginam o que perderão se não forem salvas. O reino da Terra jamais chegará perto do perfeito Reino de Deus. Acorde!
Os guerreiros cananeus morreram, pois só viviam para molestar Israel, povo de propriedade particular de Deus (Ml 3.17). O exército do poderoso Sísera caiu ao fio da espada. Assim acontecerá com quem escolher fazer parte do reino dos perdidos, desprezando a salvação que custou a Cristo a Sua vida, para que as pessoas se voltassem para Aquele que as criou, mudando seu destino eterno (Is 53.4-6).
Grande lição nos foi dada naquele dia! Enquanto os cananeus tinham as melhores condições, e os seus soldados eram preparados para lutar e vencer, os israelitas eram pessoas simples que nem tinham um bom cavalo para o seu comandante montar. Eles desceram a pé ao encontro do inimigo no vale do Armagedom, e a natureza, em obediência ao Criador, ajudou-os a obter a vitória. Creia em Deus e viva em conformidade com a Sua Palavra!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus de vitória! Quando Baraque desceu o monte, sob a ótica humana, era certa a derrota dele. O inimigo estava aparelhado com as melhores armas e tinha treinamento militar para derrotar o Teu povo na batalha, mas Tu foste à frente!
O homem é facilmente levado a continuar vivendo mal e até de modo desonesto. No entanto, quando ele encontra Jesus, tudo muda, pois se torna nova criatura e passa a Te ofertar com o melhor, para que Tu o uses como desejas!
O grupo de soldados israelitas era pequeno e despreparado para aquela peleja, mas tinha dignidade. Eles lutaram bravamente, deixando-nos um bom exemplo. A nossa luta pode ser árdua, mas a vitória é certa. Quem Te ama se oferece para salvar os pecadores e levá-los ao Teu Reino!