Desculpa humana
2024-11-21 03:00:00
Por que disseste: É minha irmã? De maneira que a houvera tomado por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.
Gênesis 12.19
Faraó se convenceu do seu erro, mas, ao mesmo tempo, tentou se passar por uma pessoa de bem, colocando a culpa em Abraão, o qual dissera somente metade da verdade. O rei podia ter confessado que não foi correto se apaixonar por Sara. Agora, a sua atitude cuidadosa de enviar parte do seu exército para escoltar o patriarca Abraão, até a saída do Egito, mostrou seu medo do que Deus lhe faria, caso ocorresse algo àqueles “irmãos”.
No Juízo, veremos muitas pessoas que, em vida, tinham um cônjuge belo e sábio, eram preparadas para governar cidades, estados e nações, e foram aplaudidas pelo mundo. No entanto, na verdade, foram corruptas e pagarão caro por isso. Deus enxugará dos olhos dos oprimidos toda lágrima; por isso, enquanto há tempo, busque o Senhor, e Ele o ajudará em todas as coisas. Deus é bom e fiel!
Deus não deseja lançar ninguém no Inferno para sofrer pela eternidade. Se for condenada a essa pena, a pessoa nunca se livrará dela. O Senhor quer salvar todo perdido por meio da obra de Jesus feita na Sua morte. O apóstolo Paulo explicou isso na Grécia, no meio dos filósofos: Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam (At 17.30). Acerte a sua salvação agora!
Faraó confessou que não havia tocado em Sara, mas que poderia tê-la tomado por sua mulher. Agora, nisso ele se equivocou, porque, sem dúvida, o Altíssimo não permitiria tal ato. Caso acontecesse, o rei seria morto no momento em que tocasse na ungida do Senhor. Quantos fizeram coisas parecidas e não estão mais em nosso meio? Veremos isso no acerto de contas do último Dia. Esforce-se para ir aos Céus, porque tudo está preparado para recebê-lo lá!
Quatrocentos anos depois, quando os herdeiros de Abraão se tornaram escravos no Egito, um homem os tirou de lá, conforme fora profetizado. O êxodo teve a permissão do rei egípcio; afinal, as pragas que caíram sobre a sua nação foram uma amostra das que afligiram o Faraó do tempo de Abraão. Quinhentos anos mais tarde, Moisés, pelo poder de Deus, enviou àquele país pragas terríveis por causa da adoração de falsos deuses. O Senhor sabe dosar Seus atos, para que os faraós de hoje deixem as pessoas de bem viverem com dignidade.
Em uma coisa Faraó acertou e disse a Abraão: “Ela é sua mulher”. Não seja como o rei egípcio, que quase foi condenado para sempre. Ele ficou livre daquele demônio do adultério. O Senhor quer ajudar você a viver com civilidade entre os homens, abandonando práticas que o levarão ao sofrimento eterno. A sua vida pode mudar agora, se você orar ao Todo-Poderoso e se consertar com Ele. Deus lhe concederá a salvação!
Ao se acertar com a Palavra de Deus, qualquer pessoa é lavada no sangue derramado por Jesus. Quem crer terá suas culpas perdoadas, sendo totalmente inocentado (Cl 2.13-15). Tome a atitude de receber a purificação dos seus pecados, aceitando Cristo como seu Salvador. Não deixe para depois, pois pode ser tarde demais!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus amado! Tu vês o coração de todos e conheces o pensamento e a intenção de cada um, antes mesmo de ser formada e proferida a voz que sela a sorte do seu autor. Tu nos julgas com perfeição pela Verdade absoluta, real e pura!
Desculpa é coisa do homem, como se mostrou pelo apaixonado rei do Egito, que ficou fascinado com a formosura de Sara, mulher em torno de 70 anos de idade. Que isso fique como lembrete a todos, para que não caiam nas ciladas do inimigo cruel. Tu vês tudo!
O Teu agir contra o rei foi realizado na medida e no tempo certo. Faraó contava os dias, as horas e os minutos para colocar a mão em Sara, mas ficou desesperado com as coisas que o afligiram, bem como a sua família. Ele parou de sonhar com o erro para não ser fulminado! Obrigado, Pai!