Deus é benigno

Foto: Jared Erondu

Vai, pois, e apregoa estas palavras para a banda do Norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre vós; porque benigno sou, diz o SENHOR, e não conservarei para sempre a minha ira.

Jeremias 3.12

O Senhor avisa que é benigno, de bom caráter e, por isso, convida todos a confessar seus pecados a Ele. Hoje, a graça divina opera a salvação pelo sangue de Cristo. Quem tem se excedido em qualquer ato e quiser ser perdoado deve ir a Jesus com sinceridade, confessar a ofensa feita contra alguém e, depois, acertar-se com essa pessoa. Lembre-se: se fechar a porta, não haverá perdão (Mt 5.23-25)!

Jeremias era considerado o profeta do choro, mas, nem por isso, o povo de Judá se acertou com Deus, preferindo continuar na doutrina maligna. Devido a essa postura irredutível, os israelitas foram levados cativos pelos babilônios. Essa história simboliza o que sucederá com quem não tem pressa para se acertar com Deus. As más doutrinas dos filhos de Israel não os deixavam confessar suas iniquidades e se converter ao Senhor!

O profeta clamava dia e noite, cumprindo as ordenanças dos Céus, mas o orgulho impedia o povo de buscar o Senhor para ser liberto. Nada tem mais força do que a Palavra de Deus, pois todas as declarações contidas nela acontecerão (Mt 24.35). Logo, quem vive longe da comunhão com o Altíssimo deve se arrepender para ser perdoado (At 3.19). O Dia da volta de Cristo ao mundo será terrível para os insubordinados, porque ficarão aqui!

A pregação de Jeremias era um convite aos rebeldes de Israel, para que buscassem o perdão enquanto havia tempo. Porém, eles pareciam entorpecidos; eles não conseguiam ouvir o Senhor. Por isso, nada fizeram e, como consequência, foram levados cativos para a Babilônia. Era inacreditável: quem foi tirado da servidão no Egito estava indo para o cativeiro da Babilônia (2 Rs 25).

Eis a promessa: se voltassem para o Senhor, eles veriam a glória do Todo-Poderoso destruir Nabucodonosor, o imperador babilônico. Cerca de cem anos antes, no reinado de Ezequias, Senaqueribe se levantou para afrontar o servo de Deus. Porém, o rei da Assíria, mesmo contando com 185 mil soldados, viu seus melhores guerreiros sucumbirem diante da passagem de um anjo de Deus (2 Rs 19.35). Se Judá tivesse dito sim ao Senhor, a Babilônia teria sido constrangida. Porém, Israel foi envergonhado por não crer!

O profeta Jeremias dizia que, se aquela nação retrocedesse do mau caminho, a ira de Deus não cairia sobre ela, porque Ele era benigno. Hoje, muitos zombam da advertência divina e preferem continuar no pecado. A cada minuto, a volta de Cristo se aproxima. Quem não está aproveitando a graça, que veio para dar a todos o direito de se redimir, será servo do anticristo (Ap 13.1-8). Decida-se já!

Desprezar a salvação anunciada por Jesus e pelos apóstolos é a pior decisão que alguém pode tomar, pois não haverá segunda chance. O que você diz ao Senhor agora? Você diz sim a Ele?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Oração de Hoje

Pai de amor e misericórdia! As profecias estão se cumprindo como anuncia a Tua Palavra. Por isso, não podemos perder tempo com conversas vazias. Devemos ir a Ti, a fim de que nos prepares para o encontro com o Salvador. Não queremos ficar!

Dá-nos cabeça cheia de água e olhos como fonte de lágrimas, como deste a Jeremias (Jr 9.1). Ele clamava e chorava, dizendo a todos que se consertassem Contigo, mas esse apelo não foi ouvido. Então, veio o perverso Nabucodonosor e os dominou!

Que as pessoas acordem, pois, em breve, a última trombeta soará, e as portas da salvação se fecharão! Tu és benigno, tens bom caráter e, por isso, avisas que todos se preparem para os acontecimentos vindouros. Este é o tempo de clamar!