Deus tem piedade

Foto: Jametlene Reskp

2024-03-26 03:00:00

Implorei deveras o teu favor de todo o meu coração; tem piedade de mim, segundo a tua palavra. 

Salmo 119.58

Sem a vinda do Filho de Deus ao mundo, as pessoas ficariam impedidas de desfrutar das bênçãos do Senhor, porque o pecado não seria expiado (Rm 6.23). Hoje, sabemos que Jesus foi ao Calvário por nós e derramou Seu sangue para a nossa justificação. Então, se cairmos em pecado após termos sido salvos, basta o confessarmos e seremos perdoados, tendo o nosso coração purificado. Deus perdoa!

O salmista fala que implorou o favor divino com todo o seu coração. Hoje, quem conhece o que diz a Bíblia sobre esse assunto, ao cometer um erro, logo deve confessá-lo e pedir perdão. Diz a Palavra: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1.9). Porém, se a pessoa pecar deliberadamente, estará se arriscando horrivelmente (Hb 10.26-31).

Se, ao entrar em comunhão com o Senhor, a pessoa caiu em tentação e percebeu que pecou, arrependendo-se, simplesmente deve confessar a iniquidade e aceitar o perdão. Na verdade, quem nasceu de novo não tolera sequer ser tentado, muito menos cometer alguma iniquidade, pois o seu espírito recriado em Cristo está vigilante, a fim de não ser atingido pelos dardos do diabo, jogados sobre os fiéis a Deus (Mc 14.38). O Senhor merece o nosso respeito e amor pelo que fez por nós.

Há diferença entre remorso e arrependimento. No primeiro, a pessoa sente que não agiu bem e se lamenta pelo que fez, mas não tem coragem de procurar o ofendido e contar o seu erro. No segundo, ela não só lamenta, mas também sofre por ter magoado a quem confiou nela e busca um contato sincero com o ofendido. Afinal, ela não quer continuar nas mãos do inimigo. Ela tem a certeza de que precisa se arrepender e confessar a sua transgressão para ser perdoada. Deus é fiel!

Sem saber como proceder, o salmista clamou por piedade a Deus. Isso pode ser entendido como um ato de arrependimento. Afinal, quem pecou se tornou réu do tribunal de Cristo. No entanto, se procurar o ofendido e se acertar com ele, estará livre para confessar e ser perdoado. Quem não perdoar não será perdoado: E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas (Mc 11.25).

O salmista sabia que o agir de Deus é segundo a Sua Palavra, por isso, na sua oração, pediu misericórdia conforme as Escrituras declaram. Conheça o que o Senhor diz e você se sentirá livre para clamar e receber a resposta. Aquilo de que o homem precisa já foi escrito na Bíblia, a qual é imutável: Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão (Mc 13.31). Acerte-se diante do Senhor e cumpra a Sua Palavra!

Hoje, não precisamos pedir a piedade de Deus, porque, sabendo o que fazer para obter o Seu favor, basta Lhe obedecermos (Sl 119.105). O Pai jamais deixará de nos amar; porém, se não correspondermos ao Seu amor, ficaremos fora da Sua ação protetora. Fazer a vontade dEle é a melhor maneira de vivermos bem!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor, nosso Pai! Somos gratos porque Tu nos ensinas a viver dentro da Tua vontade claramente revelada na Palavra. Mesmo assim, precisamos aprender a ter o Teu amor operando em nós, amando-Te também.

O salmista implorou por piedade, porque ele não queria viver longe de Ti, sem conhecer a Tua graça. Ele suplicou o Teu bom favor. Ao recebermos a Jesus como Salvador e Senhor, recebemos o poder de sermos feitos Teus filhos. Obrigado por essa graça!

Agradecemos por nos fazeres conhecer o que reis e sacerdotes dos tempos bíblicos jamais conheceram. Hoje, sabendo o Teu modo de operar, podemos evangelizar os perdidos e conduzi-los ao Teu Reino de amor. Quando Te virem fazendo prodígios, eles se curvarão e Te aceitarão!