Deus zeloso

Foto: Sarah Dorweiler

Porque o Senhor, teu Deus, é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.

Deuteronômio 6.15

Quanto mais perto de Deus vivermos, melhor seremos atendidos. A nossa oração endereçada a Ele jamais será vã nem ficará sem a devida resposta. Por que não usarmos a autoridade dada por Jesus diante das situações adversas? Por mais que estejamos longe do Pai, Ele nunca Se afastará de nós. Ele sempre será o Deus zeloso e único que podemos invocar. Quem O amar será amado por Ele (Jo 14.23).

Nos Dez Mandamentos, Deus proibiu a fabricação de imagens de escultura. A idolatria causa indignação e repugnância no Senhor: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem (Êx 20.5). Temos de ser separados do mundo e consagrados ao Pai celestial.

Após os filhos de Israel terem sido advertidos a não se aliar com os cananeus, foram ordenados a desfazer os seus altares, quebrar as imagens e cortar os bosques da terra que ocupariam, pois esses itens poderiam levar os fracos a cultuarem os demônios. Eles participariam de uma nova vida em que nada lhes faltaria. Nenhum dos deuses de Canaã poderia permanecer para não os corromper, ou o Senhor os abandonaria.

Deus nos ensina da mesma forma. Obviamente, não podemos proibir os adeptos de outras religiões de realizar seus rituais, mas temos o dever de falar com quem quiser ouvir sobre Jesus, mostrando-lhe que Ele não briga com nenhuma expressão de fé. Ao contrário, salva aqueles que, por intermédio dEle, se chegam a Deus. Se tratarmos bem as pessoas que pensam diferente de nós, mas se interessam em ouvir o Evangelho, elas se converterão e verão a diferença que Cristo faz (2 Tm 2.24-26).  

Os perdidos que decidirem se entregar a Jesus sentirão que é impossível misturar as palavras do Mestre com ensinos divergentes da Palavra. A Escritura Sagrada declara: Porque te não inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; Deus zeloso é ele (Êx 34.14). Quem recebe o Salvador em seu coração logo percebe a diferença entre a antiga crença e o Evangelho e escolherá servir a Deus!

O Faraó que reinou no Egito há 3.500 anos viu no esforço dos hebreus de, um dia, serem livres uma maneira de aumentar o “bom tratamento” que lhes dava, por isso falou: Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras de mentira (Êx 5.9). Os servos de Deus ansiavam pela plena liberdade. Em Cristo, somos livres do reino da mentira e do ódio. Creia e viva isso!

A Bíblia diz: O Senhor é um Deus zeloso e que toma vingança; o Senhor toma vingança e é cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários e guarda a ira contra os seus inimigos (Na 1.2). Ore, pois o Senhor lhe responderá!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus zeloso do Seu povo! Tu estás em nosso meio para dar a todos a liberdade prometida nas Escrituras. Na verdade, aqueles que aceitam Jesus são libertos das setas malignas enviadas pelo diabo para nos destruir!

Tu nos guardas da Tua ira que se acende contra quem não se converte e continua no mundo da maldade. O Teu cuidado há de nos proteger, para sermos arrebatados com Cristo na Sua volta!

Jamais seremos destruídos, e sim veremos a aniquilação dos rebeldes e incrédulos, os quais servem ao diabo e não buscam a Tua face. Agradecemos, Pai, por não dares a liberdade conquistada pelo Teu Filho. Clamamos pela Tua misericórdia para com os sofredores!