Diferença entre justo e ímpio

2024-08-07 03:00:00
A obra do justo conduz à vida, as produções do ímpio, ao pecado.
Provérbios 10.16
Há diferença absoluta entre dois grandes personagens na História: Jesus e Satanás. O Salvador mesmo falou sobre isso, chamando o diabo de ladrão: O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância (Jo 10.10). O que a Bíblia declara jamais será mudado, porque é a Palavra do Justo, o Criador dos Céus, da Terra, da nossa vida e de tudo o que há em toda parte.
Quando elegemos uma pessoa sem temor a Deus, podemos esperar que haverá o aumento de situações erradas, porque as ações do ímpio, mesmo que ele tente fazer algo de bom, levarão ao final desastroso. Quem não possui o Espírito Santo não tem como resistir às ordens do inimigo. A missão da Igreja não é a política, nem a de propagar lições de moral, e sim falar do amor de Deus.
A Escritura Sagrada diz que o mundo está em uma trajetória descendente aos piores momentos ainda não vistos, pois ele jaz no maligno: Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno (1 Jo 5.19). Então, temos de cruzar os braços e esperar o pior? Não! Precisamos ir por toda a parte, anunciando a Boa Notícia do que Jesus fez pelo homem, para que todos se convertam. Cada pessoa que aceita Jesus ajuda o seu país a melhorar.
Se o rapaz e a moça que estão namorando com o desejo de se casar veem que são bem diferentes, pois um é dado ao Senhor, frequenta a igreja e, pelas atitudes, mostra-se um servo de Deus, e o outro gosta das coisas da carne, seus pensamentos são de violência e ele mostra não ter respeito por nada, esse casamento não deve se realizar. Quem é da fé nada fará de errado, mas o outro, mesmo frequentando a igreja, atenderá à sua má natureza.
Enquanto um age como servo do Senhor, tem prazer em falar do Evangelho e ora antes de tomar decisões, sendo bem-sucedido, o outro, mesmo tendo um bom emprego e recursos financeiros, levará o servo de Deus ao sofrimento. Jamais se deixe levar pelo coração; vigie e ore, pois, como ensinou o Mestre, muitas vezes o ímpio procede mais prudentemente do que o salvo: E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz (Lc 16.8).
O convertido precisa se despir da filosofia do mundo; afinal, fora do Reino de Deus, só o que importa é encher o bolso, comer e beber, viver e, um dia, morrer. Para os salvos, importa estar na presença do Pai, pois sabem que, se fizerem algo errado, responderão diante do justo Juiz. O cristão fiel recusa qualquer coisa que os tire da felicidade do mundo vindouro. O ímpio pode fazer coisas boas, mas suas boas obras não garantem o Céu (Ef 2.8).
De que valem as produções dos maus, se o Senhor declara que elas os conduzirão ao pecado, e este os conduzirá aos braços de Satanás? Devemos pensar na vida eterna e não nas coisas do mundo. Jesus disse: Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela (Mt 7.13). Por que se entregar ao prazer da iniquidade, se a santidade é bem melhor?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor da melhor vida! Que os Teus servos tenham em mente que a pior decisão é aceitar as ofertas do diabo. Não podemos nem pensar no erro, para não cairmos nas mentiras de Satanás. Desejamos ser Teus servos, Pai!
Clamamos para que as pessoas tomadas pelo pecado sejam alcançadas pela Verdade e saiam do cativeiro que as levará aos porões imundos das trevas. O salvo estará para sempre ao Teu lado no Reino de amor e luz. Ilumina os enganados!
Já tomamos a melhor atitude, por isso nos livra das tentações. Nunca mais voltaremos a ser tomados pelas transgressões. Agradecemos por nos salvares e santificares! Quem Te amar jamais será arrancado das Tuas mãos. Amém!