Diga com verdade

Foto: Nick Karvounis

2024-05-02 03:00:00

Porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.

João 4.18

Quando uma pessoa ouve tanta gente falar e agir fora da Palavra, ela, de início, não suporta dar atenção a isso. Entretanto, com o passar do tempo, nem liga mais para esses assuntos e, sem perceber, começa a pensar no que ouviu de errado e chega a aprovar algumas aberrações. O Pai declara: Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males (1 Pe 3.12).

A mulher samaritana afirmou que não tinha marido, porém omitiu que estava com alguém. Ela se casara cinco vezes, mas, com o passar dos dias, muitas situações difíceis aconteceram, e seus sonhos de ser uma alegre mãe de família desapareceram. Não há pecado em se casar, desde que seja no Senhor. A Palavra traz a seguinte recomendação por intermédio de Paulo: A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo em que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor (1 Co 7.39).

Em nossa cultura, a decisão de se unir em matrimônio é dos noivos. No entanto, em países onde isso é tratado pelos pais, por vezes, a moça conhece seu futuro esposo apenas dez minutos antes da cerimônia. É interessante constatar que, nessas nações, não é comum haver divórcio, porque os casais respeitam os pais até a morte e são felizes.

Se você perguntar a uma mulher indiana, por exemplo, se ela é feliz com o marido que conheceu um pouco antes de se casar, ela dirá que sim, e essa maneira de proceder é passada para as novas gerações. Cada povo tem a sua cultura, por isso não se pode condenar aqueles que agem desse modo. Já os cristãos têm a Palavra de Deus como regra para suas ações.

Jesus aprovou a sinceridade da samaritana, quando ela revelou que a pessoa com quem vivia não era seu esposo, uma vez que não se unira a ele segundo ordena as Escrituras. A Bíblia fala que as autoridades do governo civil podem realizar o casamento de um homem e uma mulher, pois foram ordenadas por Deus. Além disso, o ministro do Senhor tem poder para realizar a cerimônia (Rm 13.1-4). Siga sempre o que a Palavra prescreve e viva em paz!

A mulher deixou o Mestre com Seus discípulos e foi à cidade para contar a todos que ela encontrara o Messias (Jo 4.28-30). Como tinha credibilidade, mesmo que muitos não a considerassem assim – pelo fato de ter ido buscar água no poço ao meio-dia, em vez de pela manhã, quando as mulheres casadas e de boa fama iam –, os homens da cidade a seguiram até onde Cristo estava. Quem tem um encontro com Jesus muda de opinião sobre Ele!

O Salvador também explicou que a pessoa que vivia com ela como se fosse marido não o era. Um ditado popular no Brasil diz: “Amigado com fé, casado é”, mas Deus orienta da seguinte maneira: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará (Hb 13.4).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da boa Palavra! A samaritana foi às pressas contar aos homens da cidade Quem ela havia encontrado. Prontamente, eles a seguiram até onde o Mestre estava, e isso lhes fez um bem tremendo, pois O encontraram e creram nEle!

Tu queres que falemos de Ti, do Teu amor e poder, conforme as Escrituras Te descrevem. Por isso, jamais nos deixaremos levar pela conversa do maligno. Só Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Quem O encontra se realiza em Ti!

Ninguém peca por se casar. A Bíblia diz que o leito matrimonial sem pecado é abençoado por Ti. Os filhos que nascerem dessa união serão santos. Ajuda os solteiros a encontrarem a sua metade e se casar abençoados por Ti!