Discriminado sábio

Foto: Luis Alberto Sánchez Terrones

E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.

Lucas 17.16

Um dos leprosos tomou a sábia decisão de voltar para dar graças a Jesus por tê-lo curado. Vale lembrar que, naqueles dias, a lepra era considerada uma doença incurável. O gesto daquele homem tocou tanto o Salvador, que, ao se despedir dele, disse-lhe: A tua fé te salvou. A fé nos faz ir a Cristo para receber a bênção e agradecer-Lhe por tal benefício. Não há como ter a saúde restabelecida e deixar de demonstrar gratidão por essa benevolência, quanto mais a Ele. Porém, infelizmente, há muitos ingratos!

O nosso trabalho visa ensinar às pessoas sobre o direito delas em Jesus, por Ele ter sofrido os pecados da humanidade. Não devemos nos esquecer de nenhum dos Seus benefícios. A nossa gratidão prova que estamos felizes por tudo o que Ele nos fez, mas há quem jamais agradeça pela comida que o alimenta ou pelo ar que respira. Seja amigo do Senhor!

O leproso caiu aos pés de Cristo, reconhecendo que Ele o curara. Devido a esse ato, aquele homem ganhou a salvação eterna. Tudo o que Deus faz não somente fortalece a nossa fé em quem pode e quer resolver os nossos problemas, como também nos revigora para ganhar novas batalhas. Deus é o Amigo em todo o tempo, por isso cultive a sua comunhão com Ele para que nada lhe falte. Ele é bom e quer o seu bem!

A ação daquele samaritano deve ser imitada por quem conhece o poder destruidor das enfermidades. O leproso foi sábio, pois entendeu que Cristo tem muito mais para conceder aos gratos: Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef 3.20). O diabo se alegra com os mal-agradecidos. Vigie!

Já vi pessoas negarem que Deus tenha realizado um milagre. Certa vez, em certa cidade, uma pessoa me disse que Deus a ajudara, mas, como ela também tinha procurado outros deuses, acreditava que eles tinham contribuído mais. Tínhamos orado pelo filho dela no domingo, pois, na segunda-feira, ele teria a perna amputada, por ter gangrena. Um mês depois, a doença retornou, e o levaram ao hospital. No mesmo dia, fizeram a amputação. Que coração contaminado!

Ignorar as Escrituras faz muitos perderem a bênção que haviam conseguido com Jesus. Imagine como essas pessoas ficarão no Dia do Juízo, quando estiverem frente a frente com Ele? Ter pedido ao diabo para ter misericórdia do filho e dado a ele o crédito da cura, reduzindo a obra de Deus, foram atitudes que fizeram aquela vida e toda a família serem destruídas.

O leproso era samaritano, e, por causa da diferença de religião e costumes, pessoas nascidas em Samaria não eram aceitas em Israel. No entanto, nenhum dos outros nove leprosos israelitas voltou, e estes eram filhos de Abraão e só conseguiram a cura da lepra. Já o samaritano teve a Palavra do Mestre de que passaria a eternidade com Ele. Ore!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai misericordioso e bondoso! O samaritano voltou para dar graças a Jesus por ter sido curado, mas os outros não voltaram, como se a cura fosse nada. Deixar de agradecer pela restauração da saúde era como negar o benefício conseguido. Eles não receberam a salvação!

Por que há pessoas que não se interessam pela felicidade eterna e dão as costas para Ti, mesmo sabendo que Tu operaste a maravilha da cura e poderia dar a bênção da salvação, a qual é infinitamente melhor do que qualquer outra?

Dá-nos condições de falar de modo que todo o povo entenda! Eles não veem que, sendo ingratos, fazem mal para si mesmos. Ajuda-os para que não se percam eternamente. Tu és o nosso Refúgio, ó justo Salvador!