Displicência no caminho

Foto: Razvan Horhat

Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi, porventura, com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

Hebreus 3.17

Durante a caminhada do povo de Israel para fora do Egito, a qual simboliza a nossa jornada rumo à Canaã celestial, os Céus, os hebreus se depararam com tentações. Pelo fato de não terem evitado ceder a elas, morreram, e seus corpos caíram no deserto (1 Co 10.1-5). Aquele percurso precisaria ser suave e bem-sucedido, como o nosso deve ser. Porém, quem despreza a Palavra também sucumbe ao pecado sem realizar a obra (1 Co 10.6-12).

Muitos cristãos não procuram saber como agir diante das tentações que surgem para impedi-los de fazer a obra do Senhor. Elas vêm com toda a força do diabo para tentar desesperá-los ou levá-los a tomar atitudes secretamente, as quais os impedirão de cumprir o plano do Altíssimo. Lembre-se: iremos ao tribunal de Cristo para responder por obras, decisões ou temores que fizemos ou aceitamos (2 Co 5.10).

Se a tentação nos rodeia, há muito mais do Senhor ao nosso redor do que as sugestões do maligno, conforme a Bíblia declara: Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta (Hb 12.1). Deixaremos as promessas divinas de lado para crermos nas mentiras de Satanás?

Examinemos como Paulo evitou as artimanhas do inimigo quanto a ir a Jerusalém, guardando o que Deus lhe falava: Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus (At 20.24). Quanto aos cristãos de hoje, até um dia frio, por exemplo, faz vários deles não irem ao culto por medo de contrair uma doença ou sofrer um assalto no trajeto. Misericórdia!

O medo faz muitas pessoas viverem sobressaltadas e prontas a evitar qualquer perseguição por causa de Cristo e da Sua Palavra. Elas correm grande perigo! Embora digam ter fé em Cristo, vivem desconfiadas de que o Altíssimo não as socorrerá. Os israelitas caíram no deserto pela incredulidade deles. Já Paulo chegou ao fim dos seus dias dizendo: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (2 Tm 4.7).

O apóstolo se encontrava em Cesareia, na casa do evangelista Filipe, o qual estava acompanhado das quatro filhas que profetizavam. Eram dias memoráveis, que faziam um bem tremendo à alma de todos os presentes ali. Havia chegado um profeta chamado Ágabo, de quem Paulo conhecia o ministério. O apóstolo sabia que aquele homem sempre trazia uma mensagem de Deus. Paulo, então, entendeu o recado do Céu, advertindo-o sobre o que lhe ocorreria em Jerusalém (At 21.8-12), e ficou firme na sua fé.

Que a resposta do apóstolo a quem suplicou que ele não fosse a Jerusalém ajude às pessoas desesperadas diante de uma ameaça! Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus (At 21.13). Creia em Cristo para viver eternamente no Céu!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, em Quem confiamos! Perdemos as oportunidades por não Te dar o lugar de Senhor sobre a nossa vida. Por isso, aos Teus pés, confessamos que jamais temeremos as ameaças do inimigo, mas nos fortificaremos na fé e avançaremos para os desafios!

Não queremos ser falsos cristãos, que não Te temem e vivem longe das Tuas maravilhas. Não podemos magoar o Teu coração, desprezando a Tua vontade e o Teu amor. Precisamos crer que Tu és o que dizes ser!

Nenhum mal nos sucederá, mas, se uma perseguição vier, ela não nos martirizará, pois Tu prometeste estar conosco até o fim dos tempos. Por isso, temos de ser destemidos. Tu não nos deste o espírito de medo. Somos gratos por isso, Pai!