Displicência traz temporal

Foto: Jeremy Bishop

E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia de água.

Marcos 4.37

Quando não damos a Jesus o lugar de comando sobre a nossa vida, concedemos poder ao reino do mal de nos atacar. Cristo é Senhor sobre nós. Crendo nEle, teremos a Sua ajuda contra o diabo e as suas investidas. Lembre-se: os discípulos levaram o Mestre ao barco assim como estava, e isso fez levantar um grande temporal de vento. Eles não se deram conta do erro cometido, mas Jesus encontrou uma almofada, agarrou-Se a ela e deitou-Se na popa!

Muita gente diz não entender o Senhor, declarando que Ele não as protege. Ora, o equívoco está sempre em nossas ações, as quais não valem nada por não terem nascido no coração do Mestre. Precisamos permitir que Ele nos diga como agir, aonde ir ou permanecer onde estamos. No novo nascimento, concedido no momento em que aceitamos Jesus, também recebemos o poder de sermos filhos de Deus (Jo 1.12).

Não devemos temer os temporais de vento ou outra fonte perturbadora. Se nos firmarmos na Palavra, sairemos vitoriosos das situações ruins que se formarem contra a nossa vida. Porém, sem as orientações divinas, nada poderemos fazer (Jo 15.5). Sem Cristo, torna-se difícil livrar-se das maldades do diabo, bem como dos sofrimentos colocados por ele na vida dos irresponsáveis. Quem andar com o Senhor sempre vencerá!

As obras do diabo podem vir com grandes ameaças para quem não é de Deus. No entanto, a pessoa que invocar o Nome de Jesus constatará que vale a pena estar em Aliança com Ele, pois as Suas promessas serão cumpridas na sua totalidade. Nunca tema nem se lamente a respeito da sua dor. Basta crer para ver o poder do Senhor manifestando-se em seu favor. Quando vê algum dos Seus amados usando as suas prerrogativas no Filho, o Pai luta por eles.

A situação no barco ficou tão séria, que as ondas o cobriram. Porém, como os discípulos já tinham visto Jesus acalmar o mar outras vezes, podiam confiar no fato de que o mal jamais triunfaria. Afinal, nenhuma calamidade sucederá ao servo do Deus ativo (Sl 91.10). Ter a Palavra do Céu atuando na sua vida impede que as forças das trevas cheguem até você e o dominem. O cristão só cai quando deixa o medo invadir a sua alma. Creia!

Na próxima lição, estudaremos um pouco mais a respeito da atitude dos discípulos, que não consideraram o Mestre como o Senhor que podia paralisar os dardos inflamados do maligno. Vendo o descaso deles, Cristo nada podia fazer; então, foi dormir sobre uma almofada. Se O tivessem respeitado, não teriam passado por aquela luta nem por outro tropeço. Depois, ao perceberem a própria incapacidade de resolver aquela situação, eles acordaram o Salvador, e Ele lhes deu a paz.

Parecia que o barco iria afundar com as águas enchendo-o. Mesmo tendo Jesus a bordo, as ondas ameaçavam virar a embarcação, mas o Filho de Deus agiu, e a bonança chegou. Isso nos mostra que, mesmo em situações impossíveis, basta orar e crer para ver o agir de Deus.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, a nossa Esperança! É bom Te conhecer e fazer a Tua vontade, para dar a todos os oprimidos pelo diabo a libertação que vem de Ti. Na verdade, os aflitos precisam chegar a esse ponto da fé em Cristo para serem ajudados!

Não importa que tipo de vento virá contra nós, nem o quanto o poder maligno poderá fazer. O cristão firmado na Tua Palavra sempre recebe a solução dos seus problemas, pois está equipado com o Nome de Jesus para repreender qualquer ameaça. Acertando-nos Contigo, venceremos e Te louvaremos!

Jamais podemos nos assustar com as investidas do diabo, porque Tu ages e nos livras delas. Fomos salvos para ser a Tua Igreja, que não teme nenhum dardo envenenado do reino do mal. Nós nos alegramos no poder do Nome de Cristo!