Elevado às alturas

Foto: Enq 1998

E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

Atos 1.9

Jesus falava aos Seus discípulos sobre o derramamento do Espírito Santo que aconteceria não muito depois daqueles dias. Como eles não conseguiram acompanhar a revelação do Mestre, perguntaram se seria a ocasião na qual o reino seria devolvido a Israel, e o Império Romano, expulso do meio do povo de Deus no devido tempo. Naquele momento, o importante era que recebessem o Espírito Santo e fizessem as mesmas obras do Salvador. Esteja ligado ao Céu!

O Mestre falou sério com eles, para que não O perturbassem mais com perguntas cujas respostas não seriam dadas: E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder (At 1.7). Temos de aprender a ser servos e não pessoas inconsequentes, as quais falam o que querem, pois, ao agirmos desse modo, jamais obteremos respostas. O Senhor nos atenderá se cuidarmos do Seu Reino, que é espiritual.

Jesus queria mostrar ao povo o valor da unção a ser recebida das Suas mãos, quando o momento chegasse e, com essa capacidade, eles iriam pelo mundo mostrar Quem é o verdadeiro Deus, que ouve as nossas orações: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra (v. 8).

Enquanto Jesus orientava os discípulos, as pessoas ao Seu lado se impressionavam com Ele sendo elevado às alturas e encoberto por uma nuvem. Talvez, elas nunca tivessem imaginado ter o privilégio de ver o Filho de Deus voltar para o Seu lugar. Cristo veio de uma semente igual a nossa, foi gerado no ventre de Maria e voltará como o Todo-Poderoso, Senhor do Céu e da Terra. Temos de tratar com Ele!

Eles presenciaram um grande espetáculo, porém, um dia, Jesus descerá para destruir a maldade do nosso planeta. Ele mesmo falou acerca disso: E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas (Mt 24.29). Tudo ficará mais difícil, porque Ele retornará para dar fim ao mundo material e nos levar para o Seu Reino de amor.

Assim disse o Senhor sobre os acontecimentos vindouros nos Céus, quando todas as nações, por não terem crido nEle, irão se lamentar: Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória (Mt 24.30). O momento de evangelizar o mundo é agora!

Cristo prometeu estar conosco até a consumação dos séculos (Mt 28.20), mas, tendo sido ocultado de nós pela nuvem que O recebeu, não O veremos até esse dia quando o sinal for dado e, com grande grito de guerra, Ele descerá à Terra, a fim de terminar a obra iniciada desde a fundação do mundo. Ele é o Autor e Consumador da nossa fé (Hb 12.2) e nos levará ao Seu Reino!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor! É uma alegria saber que Tu estarás conosco todos os dias até a consumação dos séculos. No entanto, até lá não Te veremos como és. Na verdade, a Tua mão tem sido vista em nossas reuniões de fé, operando maravilhas!

Tu és tremendo: do nada criaste todas as coisas e as mantém vivas até hoje. Somos gratos porque, por intermédio do Teu Filho, fomos redimidos e, por isso, podemos viver ao Teu lado para cumprir a Tua vontade. Tu és tremendo!

Fomos salvos, tirados da lama que domina os povos e, agora, somos a Tua Igreja amada. Ajuda-nos a ganhar mais pessoas para o Teu Reino. Com o poder do Teu Nome, faremos mais do que temos feito até agora. Veremos a Tua glória!