Em pé diante da face do Senhor

Foto: Priscilla Du Preez 🇨🇦

Se, porventura, houver cinquenta justos na cidade, destruí-los-ás também e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela?

Gênesis 18.24

A intercessão não pode parar nem diminuir, tampouco ser abandonada, pois o Senhor a estabeleceu. Os planos de Deus não são falhos nem devem ser refeitos ou deixados de lado. Desde o início, a mão divina esteve sobre nós, por isso o fim será maravilhoso. Vale lembrar que o intercessor fica entre Deus e o perdido, servindo de ponte, para que nenhum mal sobrevenha àquela pessoa ou a algum lugar.

Quem, tocado pelo Espírito, pressente que algo acontecerá a alguém tem a oportunidade de interceder junto ao Pai para frear o mal, mas precisa seguir a Palavra, que diz: E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo (Lc 10.27). Isso implica cumprir os mandamentos (Jo 14.21).

Com o propósito de impedir a morte dos justos que habitavam em Sodoma e Gomorra, Abraão intercedeu para que essas cidades fossem poupadas da destruição. Ele sentiu que o momento exigia isso, pois o juízo de Deus era iminente, Então, como estava na presença do Senhor, rogou que lhes fosse dada mais uma oportunidade. Interceda e não pare de lutar!

Abraão perguntou se o Senhor destruiria as cidades se nelas houvesse 50 justos. Percebendo que lá não havia esse número, o patriarca baixou a cota para 45, 40, 30, 20 e, finalmente, para 10 justos. Ele deve ter ficado perplexo com tão baixa quantidade (Gn 18.20‒19.29). Ló, o sobrinho do patriarca, havia escolhido viver em Sodoma, mas ali não conseguiu influenciar a conversão de ninguém a Deus. Por isso, aquela cidade e outras ao derredor não continuariam a existir. Vigie, ore e creia!

A qualquer dia sobrevirá o julgamento final da humanidade. Mas, primeiro, Jesus voltará ao mundo para levar Consigo para o Céu a Sua Igreja, a qual é descrita como a Noiva do Cordeiro. Ela não se deu à vaidade; antes, permaneceu firme na fé em Cristo, mostrando a todos que vale a pena ser fiel e não ter mácula ou ruga (Ap 19.7,8). A Igreja vem sendo preparada para esse encontro único, nos ares, quando será levada para o Reino de Deus (1 Ts 4.11-18). Esforce para estar entre os remidos!

Temos a obrigação de sermos usados por Deus, a fim de anunciar o Evangelho e levar a nossa geração a crer e a ser resgatada pelo Altíssimo. Precisamos pregar para o maior número de pessoas possível, a fim de que entendam a Boa Notícia do que Cristo fez pelo homem no Calvário. Só há um meio de obter a salvação: crendo que Jesus deu a Sua vida para que fôssemos perdoados e regenerados, escapando da morte eterna e da destruição que sofrerão os ímpios (Jo 3.16-21).

Se Jesus voltasse hoje, a maioria das pessoas ficaria à Sua direita, porque creu na Sua promessa e Lhe foi fiel? Acho que não. Como Ele mesmo disse, essa geração se assemelha ao povo dos dias de Noé (Lc 17.26,27), que pregou durante 120 anos, mas, a não ser a sua família, ninguém mais creu e foi salvo.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor justo! Em um piscar de olhos, o Teu Filho voltará. Quem não teve um encontro verdadeiro com o Salvador e não viveu sob a nova Aliança, selada com o sangue de Jesus, não estará à Tua direita, mas à Tua esquerda. Misericórdia!

Aqueles que forem colocados pelos Teus anjos à Tua direita, ouvirão a Tua voz conclamando-os a entrar e possuir o Reino preparado desde a fundação do mundo. Nós queremos fazer parte desse grupo que não se envergonhou de Ti e fez a Tua vontade!

Os que estiverem à Tua esquerda se desesperarão, pois Tu já avisaste que irão para o lago de fogo e enxofre, a segunda morte, e de lá nunca sairão. Pai, dá ao Teu povo temor, bom senso e sabedoria, para não se envolver em nenhum tipo de pecado!