Endemoninhados ferozes

Foto: Kiwi Thompson

E, tendo chegado à outra margem, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram, que ninguém podia passar por aquele caminho.

Mateus 8.28

Na vida, todos nós temos de chegar à outra margem e recuperar aquilo que o diabo tomou pelo fato de termos vivido religiosamente ou não termos vigiado, obedecendo aos ditames impostos pelo homem, e não às regras do Senhor. Precisamos obedecer aos princípios estabelecidos pelo Altíssimo e revelados nas Escrituras para nosso bem.

Para chegarmos à outra margem, provavelmente enfrentaremos tempestades, as quais, em alguns casos, são produzidas por pessoas que, por se sentirem donas de si, fazem a própria vontade ou aquilo que é sugerido pelo diabo. Diante disso, sempre que virmos um irmão agir fora da Palavra, devemos repreendê-lo com amor, para que tal atitude não se torne constante na vida dele, e o diabo não se aproveite disso para destruí-lo, porque desobedeceu a um preceito do Céu (Mt 18.15ss). Vigie, ore e aja!

A Bíblia diz que as crianças devem ser ensinadas no bom caminho e repreendidas nas suas faltas enquanto há tempo (Pv 13.24; 22.6; 23.13). Quem cresce de modo desordenado na área espiritual pode nunca ter o desejo de se acertar. A esperança de uma pessoa voltar a fazer o certo começa quando o primeiro erro dela é observado e repreendido. Se o caráter dela não for consertado, não haverá como fazê-lo depois, já que sempre foi instruída a viver na mentira.

Todo mestre tem a obrigação de ensinar as Escrituras, pois todos serão julgados pelos livros (os 66 da Bíblia). Assim a Palavra fala sobre tudo o que devemos fazer para o bem das crianças: Castiga teu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alçarás a tua alma (Pv 19.18). As pessoas que foram ensinadas de modo correto são a alegria dos seus pais.

A batalha maior começa quando chegamos ao outro lado, e não quando o inimigo tenta nos parar à força. Jesus afirmou o seguinte: E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele (Mt 11.12). Temos de ser fortes e, se necessário, lutar com Deus como fez Jacó, para ter a bênção prometida. Seja um soldado de valor, obedecendo somente ao Senhor!

Não importa a ferocidade dos demônios nem dos homens. Quando estamos servindo a Deus, o que são as ameaças dos inimigos? Podemos enfrentar tudo em Quem nos fortalece (Fp 4.13). Portanto, revista-se da força divina para vencer as astutas ciladas do diabo (Ef 6.11). Uma vez que entendeu a promessa do Senhor, creia nela e assuma seu lugar em Cristo, para que ela se torne realidade em seu viver.

Ninguém mais além de você poderá passar pelo caminho que lhe foi aberto pela Palavra de Deus. Esse é o seu caminho. Não creia que o diabo descobrirá o que Deus lhe mostrou, e sim use tal revelação com determinação e autoridade, pois esse talento terá de ser investido, e o dobro dele, devolvido ao Senhor (Mt 25.14-30).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor Todo-Poderoso! Queremos agradecer pelo novo e vivo caminho, aberto por Jesus para o nosso bem. Vamos trilhá-lo para que Tu sejas glorificado na prática, sem usarmos palavras tolas para Te adular. Somos Teus servos!

Aquilo que nos tens mostrado na Tua Palavra é nosso. Não podemos deixar os inimigos tomar posse disso. Como és Fogo consumidor, eles serão queimados ao se aproximarem de nós, que estamos sob as Tuas asas. Queremos viver em Ti no mais alto nível!

Agradecemos por nos teres tirado das trevas e transportado para o Teu Reino. Somos mais do que vencedores, e nada nem ninguém tirarão isso de nós. Louvamos o Nome de Jesus, pois, no poder desse Nome santo, fazemos a Tua obra!