Ensine a grande lição

Foto: Getty Images

Então, dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó, no Egito; porém o SENHOR nos tirou com mão forte do Egito.

Deuteronômio 6.21

Para qualquer explicação que os seus filhos lhe pedirem sobre a origem da família no Evangelho, conte com exatidão os fatos que o despertaram para se entregar ao Senhor e conseguir a libertação que mudou a sua casa. Ao descrever o que viveu antes de aceitar Jesus, usando exemplos verdadeiros, você incutirá neles o mesmo tipo de fé praticada por você. Jamais invente algo que possa paralisar o agir de Deus na vida deles.

Relatar o que você e sua família sofriam antes de conhecer Jesus, a Verdade, irá ajudá-los a entender a diferença entre o Senhor e as demais religiões. Esclareça que o cristão não é um religioso, que segue regras criadas pelo homem, e sim crê no Evangelho, vivendo segundo as Escrituras. Aproveite e ensine-lhes que toda palavra revelada se constitui mandamento do Céu para quem a recebeu.

O fato de você ter sido escravo das forças das trevas irá impressioná-los a nunca desejarem comer ou beber do pecado, porque o preço será estar sob o domínio do reino maligno. Mostre que, com Jesus, temos o caminho aberto para chegarmos ao tabernáculo do Senhor nos Céus (Fp 3.20). Fomos feitos reis e sacerdotes por Jesus para Deus e Seu Pai (Ap 5.10). Ele espera que reinemos aqui pelo Seu Nome!

É proveitoso relembrar: Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor (Cl 1.13). A partir de então, temos de recusar as artimanhas do inimigo e viver o propósito do Senhor para nós. Aqueles que entendem a sua missão no Reino eterno do Bem recebem as bênçãos que já lhes pertenciam, mas, por desconhecê-las, não as reivindicavam.

É bom detalhar o que sucederá conosco ao alcançarmos a salvação: viveremos junto de Deus para sempre, livres de todo mal do Inferno. Agora, quem rejeitar a oferta divina irá para o sofrimento eterno e não terá mais chance de ser resgatado. Nunca será negado aos salvos o direito de viver no Lar onde estarão os heróis da fé. Creia, ore e vigie!

Enfatize que fomos tirados das trevas pela mão forte do Senhor, que jamais nos abandonará nem nos deixará em pecados ou sofrimentos. Devemos gratidão ao Altíssimo por tamanha obra. Os salvos nunca verão a morte, mas passarão desta vida por intermédio do Senhor para a Glória: Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte (Jo 8.51). Você já está salvo? Aceite Jesus agora!

Por fim, cite tudo de bom que tem ocorrido com a sua família desde que se entregaram a Jesus e compare com o que acontece com quem ainda não O conheceu e vive em sofrimento. Quando os filhos compreenderem o que devem fazer para alcançar a redenção, logo tomarão a decisão ao lado do Salvador. Procure ganhar os seus para Cristo e você verá que, acima de tudo, a salvação chegou até eles. Os dons de Deus são irrevogáveis!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da Palavra irreversível! Como é bom saber que os nossos filhos responderão ao Teu chamado e serão salvos! Dá-nos condições de levar todos eles a Cristo, para que sejam redimidos e bem-sucedidos em tudo o que fizerem nesta vida e, na vida eterna, estejam junto de Ti, desfrutando das bênçãos do Teu Lar!

Pai, instruiremos os nossos filhos, a Tua bendita herança, sobre o que ouvimos dos Teus lábios, quando confirmaste as Tuas promessas e declarações em nosso coração. Também anunciaremos a Verdade aos perdidos do mundo!

Faraó perdeu os hebreus para sempre, simbolizando a derrota infligida por Jesus a Satanás, a qual nunca será revertida. Tudo o que fazes, ensinas e demonstras a nosso respeito jamais será anulado. Obrigado pela eterna salvação que conquistamos em Cristo. Tu és nosso Pai amado!