Espere o mesmo pedido

Foto: Naassom Azevedo

E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe.

Mateus 8.5

A notícia de que Jesus estava voltando para Cafarnaum animou a cidade, pois ali Ele havia feito muitas maravilhas, e o povo sentia falta dEle e do poder que manifestara por lá. Afinal, nos dias em que Cristo esteve na Terra, doentes foram curados e oprimidos ou possessos por espíritos malignos, libertados (Mt 8.16; 12.15). Ele, de fato, é o Emanuel, o Deus conosco, e continuará a ser!

Ao entrar naquela cidade, um centurião foi ao encontro de Jesus para Lhe rogar que curasse o seu servo, o qual estava paralítico e violentamente atormentado (v. 6). Era comum as pessoas irem até Cristo para Lhe pedir que as curassem ou fizesse algo por seus familiares. Jesus continua o mesmo, mas, infelizmente, hoje, muitos têm abandonado a fé em Deus e se embrenhado no misticismo. Creia no Senhor!

Não é errado procurar os médicos. Muitos acham que, por orarmos, e Deus nos responder, curando, libertando ou dando a prosperidade a alguém, somos contra a Medicina. Isso é um engano! Se uma pessoa ora, e nada acontece, ela deve urgentemente procurar a ajuda dos médicos; afinal, Jesus disse: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes (Mt 9.12b). Todos precisam de Cristo para obter a salvação!

Toda vez que Jesus Se encontrava na sede do Seu ministério, obras magníficas eram realizadas na vida de pessoas, como aconteceu àquele paralítico que foi levado por quatro amigos até o local onde Cristo ensinava. A casa estava superlotada e, como a multidão lhes impedia a passagem, os amigos subiram no telhado com o enfermo sobre o leito e o baixaram diante do Mestre. Vendo-o, Jesus disse que os pecados dele haviam sido perdoados (Mc 2.1-5). Muitos riram do Senhor!

Os escribas que ali estavam disseram que Jesus blasfemava, pois achavam que Ele era apenas um homem e, como tal, não podia perdoar pecados (Mc 2.7). O Mestre, sabendo que eles arrazoavam em seus corações, perguntou-lhes: Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? (v. 9). Incrédulos, os escribas ficaram sem entender nada, pois Jesus tinha curado o doente.

Como sempre, aqueles que não creram ficaram irritadíssimos com o milagre operado por Deus, mas Jesus não Se deu por vencido. O Senhor sabia que o diabo queria que Ele reagisse mal aos ataques que Lhe desferiam e não caiu nessa cilada. Ele assim Se dirigiu ao enfermo: A ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa (Mc 2.11b). Para espanto de todos, ele se levantou e foi para casa andando.

Jesus não entra na vida de uma pessoa para ela continuar do mesmo jeito. Ele deseja que ela se torne nova criatura e tenha vida plena. Lembre-se: você é importante para Deus; então, nunca se junte a quem não crê no Senhor, e sim se levante para obedecer a Ele. Fique alerta, pois muitos irão procurá-lo, para que familiares, amigos e empregados sejam curados, libertos e transformados por Cristo!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da autoridade suprema! Sempre que o Salvador entra em ação, vemos o Teu poder agindo para dar ao homem cura, libertação e salvação. Como Teus servos, temos de seguir a cartilha do Novo Testamento, fazendo a Tua obra!

Não aceitamos cruzar os braços e esperar a morte, mas nos erguemos em o Nome do Teu Filho, para tomar posse do que Ele fez em nosso favor na cruz. Somos mais do que agradecidos e estamos prontos para desfazer o mal trazido pelo diabo à vida das pessoas. Ajuda-nos nessa missão!

O centurião tomou um grande susto com a prontidão do Teu Filho de ir com ele até sua casa a fim de curar o seu servo. Ele não se sentia digno de receber Jesus, o Rei dos reis, debaixo do seu telhado. Por isso, pediu que dissesse só uma palavra, e o rapaz ficaria curado. E assim foi. Somos gratos!