Espere o momento

Foto: Priscilla Du Preez

Quando teu filho, no futuro, te perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juízos que o SENHOR, nosso Deus, vos ordenou?

Deuteronômio 6.20

O Senhor nos despertará no tempo certo para cumprirmos as Suas ordenanças, de modo a não anteciparmos fases na vida dos nossos filhos, a menos que tal direção venha dEle. Confiar de verdade em Deus nos ajuda a obter o necessário para vivermos vitoriosamente. Jamais devemos nos desesperar com aquilo que acontece com a nossa família, e sim procurar saber como proceder em cada situação, obedecendo ao Pai celestial.

Assim como somos advertidos pelo Altíssimo e, sem que saibamos, encontramos nEle a resposta às nossas indagações – que, muitas vezes, nos trazem angústia, desespero e todo tipo de problema –, os nossos filhos, a herança do Senhor, também obterão a solução para os seus dilemas. Portanto, precisamos agir dentro da vontade de Deus, crendo que Ele tem o direito de nos repreender quando nos tornamos repreensíveis (Sl 141.5).

As pessoas que nos sucederão na obra divina já estão sendo preparadas pelo Altíssimo. Então, quando chegar a hora de assumirem o lugar que lhes está destinado, o mundo há de receber pelas mãos delas a Mensagem da Vida, que impactará os perdidos e os transformarão. Faça a sua parte com amor e zelo, sem dar espaço aos demônios, e, sem dúvida, a sua descendência será uma bênção.

Tanto os filhos naturais como os espirituais lhe perguntarão sobre o que tem incomodado você, porque se sentem impressionados sobre os seus sentimentos. Portanto, ensine-lhes a Verdade para responder a quem indagá-lo sobre as suas obrigações. Isso mostra que eles já ouviram falar dos testemunhos, dos estatutos e dos juízos preparados para o bem de todos. É sua missão responder sem se furtar de cumpri-los, ensinando-lhes com paciência a diligência.

O Exemplo maior é Jesus, que, pacientemente, preparou os discípulos como Seus herdeiros. Ora, todos os filhos – naturais ou espirituais – que nos foram dados devem ser ensinados conforme também aprendemos na Palavra: Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mt 28.20). Nada de fugir das nossas obrigações!

Assim como fomos ministrados sobre Jesus por intermédio de pessoas que nos admoestavam sobre a Bíblia – e somos gratos a Deus pela ajuda dEle –, também devemos fazer com aqueles que, amanhã, estarão em nosso lugar fazendo a vontade do Senhor. Grande é a nossa responsabilidade sobre os herdeiros do Altíssimo. Se não completarmos a nossa missão com amor e unção, seremos condenados pelo prejuízo deles.

É fácil ser útil nas mãos de Deus, desde que não nos cansemos de fazer o bem (Gl 6.9). Não é bom fingir que desconhecemos a nossa responsabilidade. Veja que, até na parábola do samaritano, o Mestre deixou claro que o sacerdote e o levita responderão por terem negligenciado o homem que fora atacado por ladrões (Lc 10.30-35). Apenas o samaritano fez o bem!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, Mestre amado! Não podemos utilizar o ardil de não sabermos como agir, pois o Teu Espírito fala ao nosso coração sobre a nossa tarefa. Nada melhor nesta vida do que fazer como Tu mostras de modo claro!

Os nossos filhos serão estimulados por Ti para aprender a Verdade no devido tempo. Logo, temos de nos preparar para lhes ensinar as Tuas sábias instruções. Precisamos conhecer a Tua vontade para sermos Teus instrumentos, Pai!

Que ninguém diga, no tribunal de Cristo ou no da eternidade, que falhamos com ele e deixamos de instruí-lo na missão a ser feita na Tua obra! Temos de aprender de Jesus, que é manso e humilde de coração, e formar os discípulos do amanhã!