Eu os curava

Foto: Guillaume de Germain

2024-04-21 03:00:00

Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os pelos seus braços, mas não conheceram que eu os curava. 

Oseias 11.3

Esta mensagem é fundamental para os servos do Senhor. Deus não tem preferidos, por isso você pode se incluir como beneficiário das bênçãos divinas. Deixar de crer nesse direito é um erro que nunca deve ser cometido. O Onipotente vela sobre a Sua Palavra para cumpri-la em quem O busca (Jr 1.12). Ele é o nosso Sustentador!

A herança de José foi dividida entre Efraim e Manassés, seus dois filhos. Efraim também é o nome usado para identificar o Reino do Norte, chamado também de Israel e Samaria. Segundo a Bíblia, esse reino prosperou muito e também pecou demais. Jeroboão, seu primeiro rei, fez dois bezerros de ouro e mandou que o povo os adorasse, dizendo que eles haviam tirado Israel do Egito (1 Rs 12.32; 2 Rs 10.29). Esse rei provou ser o homem errado no lugar errado. Ofender a Deus é exceder muito!

O Senhor declara que ensinou Efraim a andar. Porém, o povo agiu como se não entendesse como caminhar ao lado de Deus e partiu para andar de braços dados com o diabo. Com isso, desqualificou-se diante dos homens e dos poderes celestiais. Muitas pessoas ainda não aprenderam a diferença entre o certo e o errado. Elas querem estar junto de quem pode ajudá-las a enriquecer ou obter favores sujos. Por que fazem isso?

Na verdade, aprendendo a seguir o Senhor, nunca cederemos ao Inferno. Agora, quem não distinguir o bem do mal obedecerá ao diabo. É bonito ver pessoas a quem ministramos a Palavra agindo como Jesus. Infelizmente, há quem só queira viver no estilo do maligno, sobrevivendo a duras penas. Dê a Deus o que é dEle!

Deus fala também que tomou Efraim pelos seus braços, mas, mesmo assim, ele não aprendeu a lição. Muitos, embora estejam na igreja, nem se importam com o ensino que recebem. Eles vivem dando mau testemunho da fé e estão longe do Altíssimo, sem se dar conta de que seu comportamento nunca se enquadrará na recomendação bíblica. Esses indivíduos dizem não entender o Senhor.

O erro de Efraim foi não reconhecer que, nas dificuldades enfrentadas, o próprio Deus curava-o de suas fraquezas. Esse povo se rebelou contra o que não entendia. Efraim não sabia que Deus procurava sarar suas feridas do corpo e da alma. O fato é que o Senhor nos faz confiar nas palavras dEle a nosso respeito, pois deseja que vivamos bem em todos os sentidos. 

Quando vêm as aflições, a nossa alma é tomada pela tristeza e somos machucados pelo sofrimento. Porém, o Altíssimo nos criou à Sua imagem e semelhança para reinarmos em vida. Então, rejeitemos o espírito de murmuração; caso contrário, cairemos em um abismo que chamará outro abismo. O melhor é vivermos alegres com Deus, sem nos chatear com os problemas do dia a dia, e sim confiando no socorro divino. A Palavra diz: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (1 Ts 5.18).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor, nosso Mestre! Samaria teve a Tua instrução, mas nada do que ensinaste satisfez esse reino, porque ele queria viver com tranquilidade longe do que as Escrituras prescrevem. Recusar a Tua direção traria o mal para esse povo!

Muitas vezes, Tu nos tomas em Teus braços, mas, mesmo que Tu nos faças o bem, queixamo-nos dos resultados. Pai, se aprendermos as Tuas preciosas lições, seremos conhecidos como aqueles que vivem longe de problemas e males!

Continua a nos curar dos fracassos e maus sentimentos, fazendo-nos ver que precisamos do Teu amor. Tu ensinas de maneira diferente do homem, que nem sempre faz o certo e nos confunde com teorias irreais. Socorre-nos em nossas fraquezas!