Falaram bem

Foto: Priscilla Du Preez 🇨🇦

Ouvindo, pois, o SENHOR a voz das vossas palavras, quando me faláveis a mim, o SENHOR me disse: Eu ouvi a voz das palavras deste povo, que te disseram; em tudo falaram eles bem.

Deuteronômio 5.28

É preciso vigiar em relação ao que falamos, para não cometermos erros que nos comprometerão em assuntos vãos ou que não nos dizem respeito. Na verdade, só podemos falar o que Deus nos autoriza. Jesus afirmou: Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar (Jo 12.49). A orientação do Senhor resolve qualquer problema. Nunca duvide!

Os israelitas viram a glória de Deus descer no monte e concluíram que Ele tinha poder para fazer o que quiser. Então, pediram que Moisés os representasse diante do Pai das luzes para ficarem vivos (Êx 20.18,19). Hoje, temos a Palavra do Senhor que contém todas as respostas que precisamos ouvir dEle, por isso devemos estar atentos, pois qualquer desobediência será a causa de não sermos atendidos. Creia!

O Salvador advertiu sobre o perigo de falar algo ocioso, em desacordo com as Escrituras: Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado (Mt 12.36,37). Palavra ociosa é aquela que criamos e declaramos sem base bíblica. A Palavra de Deus é revestida de poder para fazer exatamente o que Ele diz (Is 55.11).

Quando assumimos a Palavra como a Verdade, permitimos que os poderes dos Céus operem em nosso favor, e não há condenação no que declaramos, porque a obra que Deus requer que seja feita revela a Sua vontade. Jesus disse: E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito (Jo 12.50). As palavras de Cristo nos ajudam a perseverar em alcançar a vida eterna.

Ao falarmos segundo a Bíblia, agimos bem. Podemos abrir a boca sem condenação, pois as revelações do Senhor nos purificam de qualquer má intenção e nos faz bem-sucedidos na Sua obra. Temos de consultar sempre o Livro Santo, para que a vontade do diabo, que é matar, roubar e destruir (Jo 10.10a), jamais nos atinja. Usando as Escrituras, o nosso coração permanecerá limpo e não faremos nada que nos comprometa (Sl 119.11).

Precisamos estar cientes de que Deus ouve tudo o que falamos. Então, tenhamos cuidado para nunca dizer o que é errado. Jesus nos advertiu de que o que falamos no privado será apregoado no telhado, ou seja, para as pessoas ouvirem: Porquanto tudo o que em trevas dissestes à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete sobre os telhados será apregoado (Lc 12.3). Devemos nos cuidar, pois daremos conta de tudo, inclusive das nossas palavras.

Quando sabemos qual é o propósito do Senhor e falamos de acordo com ele, não há reprovação nem dolo em nossas declarações. Sendo assim, conservemo-nos puros e aceitáveis ao olhar de Deus, e não teremos problemas no tribunal de Cristo (2 Co 5.10). Assim, viveremos bem aqui e na eternidade.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai bom e verdadeiro! Não há palavras suficientes para Te agradecer por teres advertido sobre nos livrar de qualquer envolvimento maligno. Dar ouvidos a Ti nos torna filhos abençoados e, com isso, nada nos será negado!

As Escrituras nos permitem Te conhecer e ter acesso a Ti. Muitas vezes, porém, deixamos a vaidade imperar em nosso coração e não Te rendemos a glória devida pelos Teus feitos. Mas, com o perdão dos nossos pecados, louvamos o Teu Nome!

Não queremos andar na contramão da Tua Palavra, e sim ser dirigidos por Ti. Não podemos fazer nada que comprometa a nossa salvação e a nossa felicidade eterna. Abre-nos à Tua Palavra, para não agirmos de modo diferente de Jesus!