Fale sem se envergonhar

Foto: Romain Lours

Também falarei dos teus testemunhos perante os reis e não me envergonharei. 

Salmo 119.46

Um dia, um cidadão de Gileade, após sentir o toque de Deus, começou a orar e a se preparar para ir ao rei de Samaria, a fim de repreendê-lo. Ele não foi apressado, mas se prepararia para estar diante daquele farsante e prostituído rei. A repreensão à altura do seu erro viria. O coração do profeta não temeu o que lhe poderia ser feito. Ele se deixou levar pelo Senhor para cumprir aquela tarefa. O rei não se apavorou, mas tremeu (1 Rs 17).

Elias foi claro ao dizer a Acabe que, se não se emendasse, ele fecharia os céus e não haveria chuva naquela terra até ser permitido. Aquele rei deve ter dito: “Como se não bastassem os loucos de Samaria, agora vem este de Gileade me chamar à atenção”. Ele e sua mulher tinham tentado matar os profetas que serviam a Deus no reino do Norte, mas o Senhor lhes enviou um que nem tinha sido profeta. Ora, o Altíssimo confirmou a declaração do Seu servo e o honrou.

A seca durou mais de três anos. Diante dessa situação, Acabe mandou que buscassem o “louco” de Gileade o mais rápido possível, mas Elias estava no “seminário” do ribeiro de Queribe, onde o próprio Deus lhe ensinava. Talvez, o profeta conhecesse o Salmo que estudamos nesta mensagem e o coração dele estivesse agradecido pela promessa de falar perante reis sem ser envergonhado. Os servos do Senhor não podem se envergonhar, mas muitos envergonham a quem Deus envia até eles.

Elias se apresentou a Acabe por ordem de Deus e o mandou levar seus profetas para um acerto de contas no monte Carmelo (1 Rs 18). O rei OBEDECEU ao “louco” do Senhor e conduziu os 850 profetas que ele e a mulher sustentavam em Samaria. O profeta provou a verdade: o fogo do Céu desceu e matou os profetas da impiedade, fazendo o Nome do Senhor ser glorificado diante do rei. Deus precisa de pessoas que se deixem ensinar por Ele!

Não importa para onde o plano de Deus o enviará. Mesmo que seja a lugares tenebrosos, Ele irá à sua frente, abrindo caminhos que lhe darão a vitória sobre as obras do diabo. Hoje, uma pessoa não deve ser morta por causa da fé, e sim conduzida à presença de Deus para que se converta. Esta é a hora de a Verdade mudar o curso do mundo, levando os pecadores ao arrependimento e à salvação. Assim, eles passarão da morte para a vida e experimentarão a plenitude no Senhor (At 2.14-40). Com Jesus, é assim!

Deus procura no meio do Seu povo alguém para enviar aos perdidos, os quais precisam vê-Lo, bem como Seu Filho, o Salvador, e ser redimidos (Is 6.8). Os medrosos sempre terão desculpas a dar, mas a pessoa que ama a Deus de coração nem de longe cede ao medo ou à afronta. Ela faz a obra como é preciso. Por isso, levante-se agora e cumpra a tarefa dada pelo Altíssimo e verá que gigante na fé você se tornará. Não há como ser diferente, pois o Senhor fará!

Um dia, estaremos diante do Pai e daremos conta do que fizemos com a mensagem do Evangelho sob as ordens dEle. Ai de quem devolver um talento somente, sem tê-lo aplicado para ganhar almas para o Reino de Deus (Mt 25.14-30). Devemos nos assumir em Cristo e mostrar o caminho da felicidade eterna a quem se arrasta pela vida. Deus é amor verdadeiro!


Em Cristo com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da grande obra! Temos de fazer o que mandaste. Tu nos deste o poder e a unção para libertar os sofredores, para que a Tua casa se encha de vidas que se perderiam se nada fizéssemos. Ajuda-nos, Pai!

Acabe aprendeu a lição, viu a Tua mão ser estendida sobre os falsos profetas e contou para a sua mulher que aquele era o caminho. Por que não fazermos o mesmo com as Tuas ordens e com a autoridade que nos concedes?

Queremos Te servir plenamente, por isso pedimos: prepara-nos e leva-nos a cumprir o Teu querer, mostrando às pessoas que Tu és o Único capaz de salvá-las deste mundo corrupto. Tu és bom e tremendo!