Fale somente a verdade

Foto: Bruno-van Der Kraan

Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus limites. 

Atos 13.50

O cristão jamais pode mentir, porque ele deve ser semelhante a Cristo, que é a Verdade (Jo 14.6). Nunca confesse a alguém o que você não deseja que ele saiba. Se uma pessoa que não seja da sua família lhe pedir explicações, fique calado. Alguns agem como se tivéssemos obrigação de lhes responder qualquer indagação, simplesmente por sermos de Jesus. Deixemos os enxeridos de fora; afinal, as nossas ações não lhes dizem respeito. Por não entenderem a fé, poderão nos difamar. Ser sábio agrada a Deus.

Paulo estava começando seu ministério e teve problemas em Antioquia da Pisídia, situada na atual Turquia. Ele pregava na sinagoga, mas os judeus o invejavam e queriam matá-lo. Então, convenceram os principais da cidade e incitaram algumas mulheres a darem um basta nos forasteiros que queriam mudar seus costumes. Essa desculpa era dada em toda parte, mas era uma artimanha do diabo, a fim de paralisar a obra de Deus.

Linda era a atitude do médico Lucas, que acompanhava Paulo nas missões e registrava com precisão as maravilhas do Senhor realizadas em cada lugar para onde o apóstolo ia. Seus relatos fizeram o Evangelho ser conhecido: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai (Jo 14.12).

Além de mostrar o quadro geral do ministério de Jesus em Seus dias na Terra, Lucas narrava o que acontecia nas viagens de Paulo, quando a Palavra era ministrada, sem deixar de mencionar as perseguições e ameaças. As curas provavam as operações de Jesus entre as pessoas. Todos podiam procurar o Salvador nessas reuniões e presenciar os mesmos feitos milagrosos realizados por Ele quando estava aqui.

Se Lucas não fosse correto, ao ver algumas mulheres levantando-se para perseguir o apóstolo, diria que eram religiosas desonestas, que nada faziam de bom. Porém, isso não era verdade. Ora, se somos servos do Todo-Poderoso, nunca mentiremos. A nossa fé e o nosso amor a Deus se baseia no caráter do Pai. Lucas declarou que elas eram honestas!

A perseguição contra Paulo e Silas foi intensa. Deus operou maravilhas ali, mas, mesmo assim, eles foram expulsos. No entanto, isso não é nada para quem cumpre o chamado do Senhor. Os dois saíram de Antioquia e foram para Icônio, perto de onde estavam. Chegando lá, começaram a ministrar conforme fizeram na cidade de onde foram expulsos. Deus era com eles e, por isso, conseguiram sucesso no novo local.

Aqueles que perseguiram Jesus também nos perseguirão: Lembrai-vos da palavra que vos disse: não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa (Jo 15.20).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor, Protetor dos discípulos! Não importa quantos se levantam para atacar o nosso ministério, porque o número de curados, libertos e salvos é bem maior. Tu curas, libertas e perdoas. Tu és magnífico e tremendo!

O inimigo não pode nos derrotar nem nos enfrentar. Tu vais à nossa frente, protegendo-nos do mal. Tu és o nosso Mestre e estás o tempo todo conosco para nos guardar e dar a vitória. É maravilhoso pertencer ao Teu rebanho e comer das delícias do Teu amor!

Sendo Teu povo, jamais tropeçaremos em qualquer obstáculo. Mesmo que tudo e todos nos abandonem, Tu és poderoso para nos dar muito mais do que perderíamos. Contigo estaremos sempre seguros. Somos gratos, amado Pai!