Fique no estado

Foto: Scott Webb

Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado. 

1 Coríntios 7.24

Normalmente, usamos esse versículo para orientar as pessoas que vivem maritalmente sobre as dúvidas surgidas após um dos cônjuges ter aceitado Jesus como Salvador e Senhor. Elas perguntam se devem dar um tempo no relacionamento ou se separar logo. A resposta está na clara orientação bíblica; não é preciso conselho humano. Se a esposa, ou o esposo, continuar como estava, deve lutar pela salvação da sua metade, porque Deus é fiel!

O Senhor sabe de todas as coisas, por isso Cristo falou à mulher samaritana: Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido (Jo 4.16,17). Diante do Salvador, ela não mentiu, mas foi sincera, reconhecendo não ter marido. A pessoa que vê Jesus nas Escrituras precisa falar a verdade sempre!

A atitude correta da samaritana fez Jesus elogiar a sua franqueza. Se ela tivesse ficado calada, é bem provável que o diálogo entre ela e o Senhor terminaria naquele momento. Quando você estiver em oração e sentir o anseio de confessar a Deus o seu procedimento errado, não deixe para depois, aja logo. O Altíssimo jamais atenderá quem tentar enganá-Lo.

Ao longo da conversa, o Mestre resumiu a vida dela: Porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade (Jo 4.18). Jesus não dá autorização para a fornicação, nem para alguém morar com uma pessoa, tendo contato íntimo, sem estar casado com ela. Essa prática o impedirá de morar no Céu: Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus (Ef 5.5).

Então, vem a pergunta: “O que devo fazer se ele, ou ela, não quer se casar?”. Bem, o salvo deve buscar com todo o seu coração e toda a sua alma a resposta positiva de quem falou: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (At 16.31). Essa declaração da Palavra é a arma para a pessoa usar, a fim de que o companheiro, ou a companheira, seja convencido por Cristo aceitando-O em sua vida!

Quando uma pessoa se converte ao Evangelho, precisa saber que o plano divino é mais amplo do que ela pensa. Deus quer acertar tudo na vida dela, para que possa subir com Ele no Dia do arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.13-18). Antes de ser salva, ela era trevas, mas, agora, é luz no Senhor: Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Ef 5.8). O servo de Deus sincero desfruta do favor dEle continuamente.

Quanto à separação de casais que vemos em nossos dias, o mínimo a dizer é que ocorre desrespeito à Palavra de Deus, a qual diz: Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem (Mt 19.6). Essa resposta do Mestre resolve o problema do divórcio. Qualquer um que desobedecer a essa direção não é discípulo de Cristo e não conhece a Verdade que liberta de qualquer opressão (Jo 8.31,32).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus do casamento! Tu permitiste ao homem encontrar uma mulher e se casar com ela, preparando o necessário para formar uma família, onde o amor e respeito mostrariam que Tu és a “cola” que os uniu e os seus filhos são a Tua herança!

Hoje, vemos o desrespeito a Ti, porque não existe o amor. O desejo pelas práticas pecaminosas tem imperado até no leito conjugal, colocando a mácula no lugar onde a santidade deveria ser honrada e glorificada. Como Tu és santo, devemos sê-lo também!

Perdoa àqueles que não se cansam de pedir a Tua ajuda. Eles precisam rejeitar a vontade do diabo para subirem Contigo. Lava quem se arrependeu das suas iniquidades e da repetição delas, dando-lhes o prazer de dizer não ao maligno e de viver para Te glorificar!