Firmado e fortificado

2025-03-30 03:00:00
Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
Isaías 9.7
Eis uma das garantias de Deus em relação ao nosso futuro: o reinado de Cristo jamais terá fim. Fomos libertos do império das trevas, no qual éramos súditos do diabo e não tínhamos paz nem a certeza de que, após a morte, viveríamos livres da ação dos demônios. Porém, pela obra de salvação realizada por Jesus em nosso favor, não estamos mais sob as ações malignas, e sim passamos a viver de verdade (Cl 2.15).
Além disso, podemos esperar coisas maiores no Reino dos Céus, pois o Pai fala sobre o incremento, o desenvolvimento desse principado e da paz, prometendo que não haverá fim. Não temos de ficar lembrando apenas que os nossos pecados foram perdoados; o Senhor deseja que prossigamos em conhecer mais dEle (Os 6.3), a fim de vivermos livres das tentativas do diabo de voltar a nos oprimir. Creia em Deus!
É interessante notar que, antes de Jesus vir ao mundo, não é mencionado diretamente o Reino de Deus na Bíblia. No entanto, Isaías, que viveu cerca de 700 anos antes de o Salvador nascer, chama o Messias de Príncipe da Paz (Is 9.6). Cristo começou a falar explicitamente do Reino não como o governo de alguma nação, mas como um reinado sobre as pessoas que nascem de novo e, portanto, são súditas e cidadãs do Reino do Senhor.
A cada pessoa que se converte a Cristo pela pregação do Evangelho, esse principado aumenta, bem como a alegria do Pai, o qual não quer que ninguém se perca. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se (2 Pe 3.9). Se ao Senhor agrada a salvação de todos, por que não faríamos o necessário para que Ele Se alegre conosco?
Por intermédio de Isaías, Deus declarou que não haverá fim para o trono de Davi, e o Seu reino será firmado e fortificado em juízo (pelas Suas decisões sábias para nos abençoar e recompensar) e em justiça (pelas Suas leis justas que orientam os nossos atos de fé em o Nome de Jesus). Portanto, faça a sua parte na tarefa confiada a você, sabendo que o Senhor Se alegra com cada convertido que trabalha para aumentar o Seu Reino.
O Reino foi estabelecido por Jesus, conforme predisse Isaías, e continuará a ser incrementado, ampliado para sempre. Com Deus, não há dúvida ou remendo, pois, para o Senhor, o sim é sim, e o não é não. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna (Mt 5.37). Que satisfação sentimos quando falamos de acordo com a orientação divina! Se houver procedência maligna, estaremos em má situação.
A conclusão do versículo estudado hoje é que o Senhor fará tudo o que prometeu, e isso trará alegria a quem O teme. Ele jamais faz algo maléfico, e sim nos abençoa muito. Seja um cristão firmado em juízo e em justiça. Amém?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor da Verdade! Agrada-nos ver cumprido o que dizes sobre todos os assuntos. A Tua decisão de nos querer ao Teu lado pela eternidade nos emociona e nos estimula a não errar!
Com o perdão dos nossos pecados, chegamos diante de Ti para agradecer por tudo o que o Teu amor fez pela humanidade. Se, hoje, podemos Te chamar de Pai, isso se deve única e incondicionalmente ao Teu amor. Somos gratos por teres pensado em cada um de nós e nos salvado!
O Teu Reino é constituído de pessoas que se achegaram a Ti para receber o Teu perdão e a Tua misericórdia. Sem Jesus, nada somos e nada podemos fazer. Em Ti está o manancial de águas vivas, que nos dessedenta, salva, limpa e cura. Obrigado, Pai!