Força descomunal
2024-12-07 03:00:00
E Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete-Hagoim até ao ribeiro de Quisom.
Juízes 4.13
Para o capitão Sísera, era infalível a sua estratégia: destruir a capacidade dos oprimidos, a fim de que não mais ensaiassem uma revolta contra o rei de Canaã. De pronto, o comandante militar convocou à batalha todo o povo que estava com ele e os seus 900 carros de ferro. Estes eram muito temidos não só por serem impenetráveis por qualquer arma daqueles dias, mas também porque tinham lâminas afiadas ligadas às rodas, que cortavam as pernas de quem ousava chegar perto deles.
Josefo, historiador judeu, afirma que o combate contou com 15 mil homens a cavalo, além dos 150 mil soldados da infantaria, força militar cananita que seguia a pé para aplacar qualquer resistência israelita. O número era suficiente para suprimir uma grande revolta. Por outro lado, com o pobre Baraque, havia apenas dez mil homens a pé, sem armas poderosas. Será que Sísera era exagerado e não via que não precisava de tanta gente assim?
O Inferno não brinca conosco e sempre trará a sua força para pelejar contra nós. Porém, não podemos subestimar o poder que Deus nos dá para vencer as pelejas ‒ desde as táticas de guerra usadas pelo rei Josafá (2 Cr 20.20-24) até a combatividade dos 300 de Gideão, que venceram os midianitas de uma só vez (Jz 6–7). Quando entramos com Deus em uma batalha, o êxito está totalmente garantido. Não devemos temer as ameaças do inimigo que se mostra o tal e vem com força, como se pudesse nos vencer. Não importa o seu tamanho; Deus é muito maior do que ele!
Davi reinou em Israel durante 40 anos, tendo os povos ao seu redor como tributários, porque o Senhor estava ao lado dele. Davi não abusava de ninguém, e sim lutava para dar à sua nação soberania. Para esse amado rei, não importava quem fosse contra Israel, pois não conseguiria nenhum sucesso. Já para Josué Deus prometeu que seria com ele tal como foi com seu antecessor, Moisés (Js 1.1-9). Deus será com você assim como foi com o nosso Antecessor, Jesus!
Quando o cristão teme as ameaças do inimigo, despreza o Todo-Poderoso, o qual afirmou que estaria conosco até o fim (Mt 28.10). Josué ouviu claramente a promessa de Deus: Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei (Js 1.5). Jamais se deixe levar pelo medo; assuma-se como enviado do Altíssimo e parta para a luta!
Para mim, quem tremia de medo era o temível capitão do exército de Jabim, pois via na decisão de Baraque de subir o Tabor com apenas dez mil homens uma grande ameaça. No fundo, Sísera sabia que a força do líder militar israelita vinha de quem abriu o mar Vermelho, o Senhor que está conosco nas 24 horas continuamente e nunca permitirá que um só fio do nosso cabelo caia sem um bom motivo (Lc 21.18). Vigie e ore!
Quando Baraque esteve com Débora, pediu-lhe que fosse com ele à batalha, porque reconhecia que ela estava revestida do poder celestial. Para ele, não importava quem acabaria com Sísera, apenas que o capitão do exército inimigo fosse destruído com o seu exército. Disso Baraque não duvidava, pois seu povo ia à peleja com a mesma fé dos seus antepassados. A nossa fé está em Deus e no sangue de Cristo (Ap 12.11).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, poderoso nas batalhas! Por que temer e viver amedrontado, se temos a Ti, o Comandante dos exércitos celestiais, ao nosso lado? Não deixaremos o inimigo destruir a nossa fé em Ti, a qual é indestrutível, como tudo o que Tu nos dás!
Queremos ser participantes da luta contra as hostes infernais já vencidas por Jesus. Ao morrer e ressuscitar, Ele destronou o poder das trevas. Ele tomou o nosso lugar na cruz, pagou as nossas dívidas e nos libertou para sempre das ameaças satânicas. Não temeremos!
Os israelitas esperaram 20 anos à toa. O inimigo nunca nos respeitará se não mostrarmos que Te temos do nosso lado. Quem é o diabo para se suster diante de nós? Ele há de cair toda vez que se levantar contra Ti em nós!