Formosura superior
2024-11-18 03:00:00
E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, e vacas, e jumentos, e servos, e servas, e jumentas, e camelos.
Gênesis 12.16
Faraó ficou deslumbrado com a possibilidade de ter a princesa Sara como sua mulher. Por isso, procurou agradar ao seu “irmão” com presentes de toda sorte. Imagino que, se esse rei entendesse o plano de Deus para sua vida e O aceitasse, também daria parte dos seus bens para agradar ao Senhor. Aqueles que provarem da água que Jesus dá não terão mais sede, e sim se sentirão em lua de mel com a sua nova vida em Cristo (Jo 4.13,14).
Abraão seguia confiando no fato de que o plano do monarca egípcio não prosperaria e o poder de Deus agiria em seu favor. Os dois tinham pressa: Faraó, para ter a mais bela princesa que ele tinha visto (e olha que Sara já devia estar perto dos 70 anos), e o patriarca dos hebreus, para ver Deus dar àquele rei a justa repreensão. Afinal, o Altíssimo agiria antes do casamento.
É verdadeira a declaração de Jesus de que, no mundo, teríamos aflições, mesmo não dando as costas para o Senhor (Jo 16.33). Agora, não foi Ele quem ordenou que Abraão fosse para lá? Todo servo de Deus deve estar em oração; assim, o Pai sempre o ajudará nos momentos de adversidades. Abraão deve ter buscado o Senhor como nunca, e o fim se mostrou favorável a ele. Deus cumpre Suas promessas (Nm 23.19).
Quando estamos em comunhão com o Altíssimo, Ele age de modo surpreendente, que nos alegra. Até aqueles que desejam o nosso fim deixam de nos fazer mal, a fim de nos fazer bem, como destaca as Escrituras: Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele (Pv 16.7). Os salvos precisam buscar a sabedoria de Deus em todo tempo; dessa forma, nunca serão abandonados.
Se, por causa de Sara, a qual representa o Evangelho, a Boa Notícia do que Cristo fez em nosso favor (Gl 4.21-31), Faraó deu ao seu “irmão” bens valiosos, o que Deus não faria por aqueles que colocam a sua fé nEle. Ora, Deus criou o homem para viver ao Seu lado, mas este não quis seguir a Palavra e se desviou da Verdade. O Altíssimo envia um convite honroso a quem prova o quanto dói viver longe de Jesus.
É triste ver irmãos acomodando-se com pouca coisa, não querendo ser as pessoas que o Todo-Poderoso promete abençoar. Somos o melhor de Cristo na Terra e seremos levados ao Céu para desfrutar daquilo que Ele preparou para quem se converter e perseverar até o fim. Bom é lutar com todas as nossas forças para jamais nos apartarmos de Deus. Jesus nos dá a vitória sobre o mal!
Abraão fugia da severa fome que ocorria no mundo na sua época, mas, com a ajuda do Senhor, viu a sua fortuna crescer, por ter se mantido fiel ao que agradava ao Altíssimo. Por essa e outras atitudes, o patriarca soube ser amigo de Deus. Jesus disse: Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando (Jo 15.14). O que você fará da sua vida?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, nossa Fortaleza! Não temeremos os problemas, porque Tu estarás conosco dentro de qualquer fornalha, cova de leões ou masmorra de alguma nação. Tu prometeste que jamais nos deixarias ou abandonarias.
A provação de Abraão era grande demais, mas Tu não deixaste que a tristeza tomasse conta dele. Ainda que fosse necessário realizar o maior milagre, ele veria que Tu és fiel e poderoso para abençoar quem Te procura e ama!
A fome apavorou Abraão, fazendo-o ir ao Egito para viver melhor, no entanto, como o Teu pacto foi feito com ele e sua família, Tu o fizeste sair daquela terra muito mais poderoso em bens e riquezas. Ajuda-nos, Pai amado!