Fugiu para a morte
2024-12-11 03:00:00
Porém Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber, queneu, porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu.
Juízes 4.17
Aquele que, ao nascer do dia, era o valente capitão do exército cananeu, o grande estrategista militar que planejou castigar os israelitas conforme a vontade do rei Jabim, agora era um amedrontado fugitivo da batalha. Enquanto os seus soldados lutavam desesperadamente contra Israel, Sísera se acovardou e, para se salvar, deixou tudo para trás e se refugiou na tenda de Jael, esposa de Héber.
Que mau exemplo esse líder deu aos seus liderados! Por certo, eles o viram fugir a pé do local da batalha, indo se esconder na tenda de um amigo, depois de ter agrupado os seus maldosos e perigosos soldados para voltar a afligir os israelitas. O que Sísera não imaginava era que ele seria morto por uma estaca cravada pelas mãos de uma mulher que não concordava com o mal que ele fazia ao povo de propriedade particular do Altíssimo (Êx 19.5). Com o Senhor não se brinca!
Não sabemos o quanto aquela paz custou a Héber, pois Jabim era viciado em despojar os outros, como fazia com Israel. Porém, Jael sabia. Ao se deparar com Sísera, ela o recebeu em casa. Ele lhe pediu água, mas leite lhe foi dado, por isso o general creu ter encontrado acolhida ali e a orientou a mentir, dizendo que ele não estava em sua casa, se lhe perguntassem sobre isso. Jael tinha um plano que vinha de Deus, e ninguém sabia que ela o executaria.
Guerras nunca deveriam existir. Todas são arquitetadas por pessoas gananciosas e fazem um mal tremendo às nações. Os soldados enviados a lutar são jovens treinados para matar o inimigo e o fazem sem pensar por que devem tirar a vida de alguém. Isso, depois, fará com que tenham pesadelos e vivam sem amor ao próximo. Os países atacados se defendem como podem e resistem aos ataques, mas também pagarão caro pelo prejuízo causado aos outros. Misericórdia, Pai!
O rei cananeu roubava tudo o que Israel produzia para seu sustento, deixando essa nação quase na miséria. Hoje, ocorre o mesmo no mundo. Além da guerra de cunho militar, existe a econômica, consumindo o fruto do suor de muita gente que tem de pagar caro por alimentos, remédios e outros itens essenciais à vida. Além disso, há a guerra nas grandes cidades, empreendida por gangues que roubam cidadãos, vendem drogas e exigem dos moradores e comerciantes uma taxa que chamam de participação.
É triste saber que médicos enfeiam sua linda profissão, mentindo aos pacientes a respeito de cirurgias desnecessárias, com risco de morte, ou de tratamentos duvidosos, feitos não para curá-los, mas para lhes arrancar recursos a serem divididos com os colegas. O homem é o mesmo de sempre, mas Deus trará tais pessoas a juízo (Ec 12.14).
Por que há pessoas más em nosso meio? Por que o homem não respeita o próximo e o despoja? Por não conhecer as Escrituras e não acreditar que, um dia, estará na frente do justo e incorruptível Juiz para dar conta do que fez com inocentes que não tinham quem olhasse por eles. Hoje, em vez de juízo, Deus quer lhe dar vida com abundância. Arrependa-se já!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, o maior Estrategista! Ao ler sobre como Tu deste a vitória a Baraque, com apenas dez mil soldados que desceram o monte Tabor a pé, somos encorajados a enfrentar as dificuldades e dar aos Teus servos o melhor. Assim, eles farão a Tua vontade!
Sísera pensou que estaria a salvo ao se esconder na casa de Héber, mas ali encontrou a morte. O que ele fez aos pobres e honestos israelitas o levou a correr da justiça divina. No entanto, seu fim tinha chegado! Nada faltou a Israel para se livrar do maldoso Jabim, pois Tu convocaste até a natureza para participar daquela batalha.
Hoje, muitos fazem mal aos outros, porém oramos em favor deles, porque não sabem que sua maldade lhes trará dores. Pai, piedade para os perdidos! Que eles se arrependam e mudem, para que não sejam condenados no Juízo Final!