Fuja dos perigos eternos

Foto: Jakub Kriz

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.

Efésios 4.30

As pessoas que caíram em pecado e estão conscientes disso precisam conhecer a oferta do Senhor para tomarem a boa decisão. Quem endurecer seu pescoço e não olhar para a Palavra de Deus verá na última hora que é o responsável pelo próprio prejuízo eterno. Cuidado com as desculpas sugeridas pelo diabo para você se justificar. Elas mostram que você não tem razão e será julgado pelo que está escrito na Bíblia.

Mesmo os cristãos que passaram pelas etapas da salvação sabem que a entrada deles no Reino dos Céus não era garantida, porque, nas curvas da vida, escorregaram nas tentações do reino do mal e, agora, têm de voltar para o Senhor. Esse retorno se dará pelo reconhecimento do erro, com a devida confissão. Eles devem reassumir a sua posição diante do Onipotente. Se você está nessa situação, é melhor reconhecer a queda, confessar a transgressão e aceitar o perdão do Pai (1 Jo 1.9). Faça isso já!

Não é vergonhoso admitir que pecou; afinal, no mundo espiritual, tudo está nu e patente diante de Deus, que tudo vê e sabe (Hb 4.13). É evidente que, ao cair, você magoa o coração do Pai; então, assuma seu erro e jamais tente se passar por bonzinho, porque as suas iniquidades estão registradas nos Céus. Assim fala o Senhor: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia (Pv 28.13). Abra o seu coração para Deus!

Quando entendi que, se pecasse, deveria contar a minha transgressão ao Senhor e, se fosse casado e tivesse praticado qualquer ato contra os votos do casamento – principalmente o da fidelidade que se jura diante do ministro do Evangelho –, teria de contar para a esposa, eu disse a mim mesmo: “Nada farei que cheire a adultério”. Eu sentia que não teria coragem de expor a minha falta; assim, pedi ao Altíssimo que nunca me permitisse ceder ao mal.

O Santo Espírito fica triste quando nos inclinamos à infidelidade, mas, se não a praticamos, não precisamos dizer que fomos tentados. Agora, se tivermos assumido a tentação, devemos revelar o pecado para sermos perdoados; caso contrário, a mácula continuará em e sobre nós. O certo é evitar cometer a iniquidade, tirando os olhos dos laços armados pelo diabo para nos pegar. Resista e viva!

Por que entristecer o Espírito Santo, que é o nosso Guia? Ele nos ensina a Palavra e nos guarda para não cairmos nas garras do maligno. Se houver somente a tentação, não seremos obrigados a confessá-la. Porém, quem traiu seu cônjuge se colocou na posição de adúltero, por isso não entrará no Reino dos Céus, caso não se arrependa. Vigie!

Quando Deus nos deu o Seu Espírito, e falamos em línguas estranhas, fomos selados para o Dia da redenção, mas, se tivermos pecado, temos de procurar a nossa metade e nos desculpar com ela. Não deixe o pecado dormir em você, mas se livre dele a tempo de não ser arrolado com aqueles que se encontram nas dez situações tristes descritas em 1 Coríntios 6.10!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai de santidade e amor! Oro para que a pessoa que caiu em transgressão não fique com o pecado sobre si, mas o revele a Ti e a quem traiu ou ofendeu. Assim, será perdoada. Nós Te amamos pelo Teu escape!

Muitos pecaram e, cada vez que mentem, mais afundam no erro, o qual os levará ao submundo infernal. Ajuda-as a se libertarem do mal para serem felizes. O diabo as enche de vergonha para não saírem do erro!

Fortalece aqueles que tiveram a infelicidade de não vigiar, foram encorajados a mentir e, hoje, martirizam-se pela dor da vergonha. Não deixes o inimigo destruí-los, mas concede a eles a coragem de suplicar pelo Teu perdão!