Grande pestilência

Foto: Ivars Krutainis

E ferirei os habitantes desta cidade, assim os homens como os animais; de grande pestilência morrerão. 

Jeremias 21.6

Eis a boa e verdadeira notícia para a humanidade: ainda é tempo de todos se salvarem. Após a segunda vinda de Jesus, não haverá mais salvação (Lc 13.24-27). Por isso, devemos pregar a Palavra a tempo e fora de tempo, para que sejam salvos aqueles que crerem em nossa pregação (2 Tm 4.2). Este é também o pior momento, porque muitas pessoas estão enganadas sobre o futuro, achando que ser membro de uma boa igreja garantirá que elas subam com Cristo ao Céu. A Bíblia não fala isso (Mt 7.21-27).

Era enorme a ira de Deus contra Jerusalém, a cidade do grande Rei, pois o povo desobedecia às regras divinas. Quem recebe Jesus como Salvador e Senhor tem os seus pecados perdoados, mas alguns desconhecem que muitas de suas práticas são proibidas no Livro santo. Se não as abandonarem, jamais estarão do lado direito de Cristo e irão para o fogo eterno. Talvez você diga: “Não é justo julgar assim”, mas isso acontecerá!

Quem viveu no reino de Judá só queria prosperar, desfrutar das coisas boas da vida e dos prazeres da carne, desrespeitando a Palavra. O desconhecimento bíblico não livra ninguém da culpa pelo pecado cometido; porém, para que todos saibam quais são as diretrizes das Escrituras, elas devem ser ministradas aos perdidos. A pessoa que vai à igreja de vez em quando também não poderá dar desculpas, dizendo não saber do erro.

Os hebreus haviam sido tirados do Egito, onde não tinham valor nem esperança de que o Senhor pudesse guardá-los da fúria do Faraó. Deus os levou à Terra Prometida e os fez entender a diferença entre o certo e o errado. No entanto, como prosperaram e só pensaram na vida mundana, não se importaram em pecar contra a Palavra. Hoje, há quem diga que a vida é dele e faz dela o que quer. A vida é Jesus, e pecar é negá-Lo como Senhor (Jo 14.15).

Fomos tirados do mundo governado pelo diabo, mas, antes, assim como acontecia com os filhos de Israel, não havia a menor esperança de que seríamos libertados de Satanás e seus demônios. Cristo nos libertou, e o Seu amor nos fez filhos de Deus, por isso a Palavra nos exorta: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia (Hb 10.25). Medite nessa advertência e honre o Senhor!

O Pai nos amou de tal maneira que enviou o Seu Filho Unigênito para nos libertar do cativeiro infernal. Deus colocou em Jesus as nossas iniquidades, transgressões, dores e enfermidades (Is 53.4,5). Entretanto, muitos rejeitam esse fato, e isso é grave. A Bíblia declara: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (1 Pe 1.15,16). Aceite Jesus e seja salvo agora!

Aqueles que se desviam do Caminho para o Céu encontrarão toda a sorte de sofrimentos. A grande pestilência anunciada no versículo em estudo é real e simboliza a morte espiritual – a separação eterna do Criador. Essa praga eterna será a companheira dos que não nascerem de novo para uma vida com Cristo.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor, eterno Pai! Chegamos a Ti para confessar Cristo como Salvador e o Senhor da nossa vida. Servir a Ti é um prazer do qual não abrimos mão nem queremos pensar em fazê-lo. Afinal, voltar ao mundo do pecado seria a pior coisa que faríamos!

O povo de Judá padecia por não se curvar diante de Ti. Tu serias o Deus deles e os salvaria da maldade da Babilônia. Por terem se entregado à iniquidade, vivendo fora da permissão bíblica, sofreriam a maldição prevista. Eles não se cuidaram!

Deus, muitos oram comigo agora, concluindo que precisam ser salvos e abençoados pela obra feita por Jesus na cruz do Calvário. Agora, eles suplicam o Teu favor. Dá-lhes o perdão e a cura, e age contra as forças das trevas!