Grande privilégio

Foto: Joshua Woroniecki

SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. 

Salmo 84.12

Quando lemos a Bíblia, vemos que as pessoas que confiaram em Deus viram a sua sorte mudar para melhor tanto na vida material como na espiritual, tendo a certeza da vida eterna. Elas passaram a ser vencedoras sobre todas as coisas. Ao examinar o que se passou com elas, a razão de terem escolhido ter fé no Criador, constatamos a mudança na vida delas, pois passaram a respeitar o próximo, as leis, e a recusar o mal.

Abraão, um entre tantos bem-sucedidos fazendeiros do Oriente, rejeitou a doutrina idólatra que imperava na sua nação. Por isso, um dia, ouviu Deus lhe ordenar que deixasse sua terra e sua parentela e se dirigisse a um lugar que lhe seria mostrado (Gn 12). Ele saiu sem saber para onde ia, mas seguiu confiante no fato de que o Onipotente não o deixaria sozinho, mas o guardaria e ainda faria da sua família um povo forte e invencível.

O patriarca foi provado até o limite. Naquele tempo, o Senhor lhe prometera um filho, mas sua mulher era estéril. Aos olhos do homem, Sara não poderia conceber e dar à luz, pois também tinha ultrapassado o tempo certo para isso. No entanto, Abraão seguiu firme, sem duvidar do que o Altíssimo lhe dissera. Então, quando sua esposa já estava com 89 anos, e ele com 99, a promessa de Deus foi cumprida (Gn 17.15-17).

Isaque nasceu de um homem centenário e uma mulher nonagenária. Esse fato maravilhoso fez Abraão festejar o dia em que o menino foi desmamado. Incrível: uma mulher com quase 90 anos dá à luz e ainda amamenta seu filho! O nosso Deus é tremendo! Ele é Cumpridor de tudo o que promete. Coloque no Senhor a sua confiança e veja o que Ele fará por você e pela sua família. Os anos passam, mas Deus nunca envelhece e jamais Se esquece do que diz.

Isaque nasceu de pais idosos, foi amamentado pela sua mãe, e jamais se ouviu falar que tivesse qualquer doença. Ora, as operações do Senhor são cheias do Seu amor e da Sua sabedoria. Isaque viveu 180 anos, desfrutando de saúde e paz, sendo o herdeiro da promessa feita a seu pai (Gn 35.28). Os salvos têm de aprender a viver como quem colocou a fé e o amor no Senhor. Os servos do Altíssimo o convidam a confiar em Deus de todo o coração.

Um exemplo de honradez e sabedoria foi Jacó. No seu nascimento, pode-se entender que o seu irmão o puxou para trás e saiu antes dele (Gn 25.19-26). Deus já havia dito a Rebeca, a mãe dos bebês, que o maior serviria ao menor. Jacó, então, esperou o dia certo para reivindicar sua bênção: quando Esaú voltou da caça e o viu preparando um guisado de lentilhas. Ele pediu um pouco daquela comida, e os dois negociaram. Esaú vendeu o direito da primogenitura pela comida (Gn 25.27-34).

Há outros exemplos de pessoas que serviram ao Altíssimo e foram bem-sucedidas. O versículo estudado diz que bem-aventurado é quem coloca a sua confiança no Senhor. Por isso, eu lhe pergunto: você tem feito isso? Caso positivo, sempre obterá êxito em seus feitos, e ninguém se susterá diante de você!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus da bem-aventurança! Agradecemos pela oportunidade de ter o Teu poder agindo em nós. Assim, conseguiremos ser felizes. Aqueles que colocam a confiança em Ti nunca serão abandonados. Tu és fiel!

Tu és o Senhor dos Exércitos, as invencíveis forças que nos atenderão e ajudarão, se cumprirmos as condições bíblicas. O nosso amor por Ti nos faz triunfar nesta vida e, depois, na vida vindoura. Pai, nós Te amamos com inteiro coração!

Deus, nós Te louvamos porque podemos participar da Tua obra. Tu nos dás todas as coisas por nos amares. Que o Teu propósito em nossa vida nunca mude! Sem dúvida, somos Teus e o seremos para sempre. O que importa é sermos membros do Corpo de Cristo. Amém!