Gratidão eterna

Foto: Mike Scheid

Porém com os filhos de Barzilai, o gileadita, usarás de beneficência, e estarão entre os que comem à tua mesa, porque assim se chegaram eles a mim, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão.

1 Reis 2.7

Quando Absalão tentou destituir seu pai para ser rei de Israel, Davi teve de fugir para não enfrentá-lo (2 Sm 15). Jesus nos advertiu que, antes da Sua volta, a situação no mundo ficará desta forma: E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai, o filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais e os farão morrer (Mc 13.12). O que Absalão fez é um ensaio do que virá em grau maior, pois o diabo agirá furiosamente, sabendo que lhe resta pouco tempo.

O espírito de rebeldia prevalecerá nas casas onde os filhos se revoltarão contra tudo e todos, desrespeitando a autoridade dos pais, sem se importar que não viverão muito. Muitos agem em favor de interesses próprios, mas quem se curvar diante da Palavra provará que servir a Ele é a melhor decisão. Os únicos lares que ficarão de fora da má ação perpetrada pelos filhos serão aqueles onde o temor a Deus foi ensinado e aceito.

O fim de quem sair da presença de Deus será entre a terra e o céu, conforme ocorreu com Absalão: E Absalão se encontrou com os servos de Davi; e Absalão ia montado num mulo; e, entrando o mulo debaixo da espessura dos ramos de um grande carvalho, pegou-se-lhe a cabeça no carvalho, e ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que estava debaixo dele, passou adiante (2 Sm 18.9). Não é bom se levantar contra o Altíssimo!

Davi deixou Jerusalém às pressas, porque o filho rebelde queria o reino a qualquer custo. Para não encará-lo e vê-lo morrer em pecado, como um ímpio, o rei fugiu para o lugar determinado por Deus. Ali encontrou três amigos que o acolheram e o ajudaram: E sucedeu que, chegando Davi a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá, dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim, tomaram camas, e bacias, e vasilhas de barro, e trigo, e cevada, e farinha, e grão torrado, e favas, e lentilhas, também torradas, e mel, e manteiga, e ovelhas, e queijos de vacas, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem, porque disseram: Este povo no deserto está faminto, e cansado, e sedento (2 Sm 17.27-29). O Senhor o socorreu!

Se você passar por situação semelhante, não se apavore. O Altíssimo conhece a sua necessidade antes de você pedir ajuda, como Jesus afirmou: (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas (Mt 6.32). Davi buscou o Reino de Deus em primeiro lugar e viu a ação divina em sua vida (Mt 6.33). Cuide do Reino do Senhor, e Ele cuidará de você!

Ao dar os últimos conselhos a Salomão, o qual reinaria em seu lugar, Davi mencionou aqueles amigos que o socorreram, ordenando que seu sucessor usasse de beneficência – arte de fazer o bem – e os colocasse entre os que comeriam à sua mesa. Davi demonstrou esse carinho para com os que foram usados pelo Senhor para ajudá-lo. É bom meditar nessa ordem e fazer o mesmo em favor de quem for seu amigo de verdade. A gratidão faz bem!

Quanto àqueles que fecharam os olhos para a necessidade de alguém, onde será contado? Não haverá misericórdia para quem não for misericordioso (Tg 2.13). Sempre aceite a orientação do Senhor. Certamente, Ele o recompensará por ser um servo fiel!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus da gratidão! Grande obra Tu colocaste sobre os nossos ombros, a de sermos gratos a Ti por teres enviado Jesus para nos acolher e suprir as nossas necessidades, principalmente a maior de todas: a salvação. Como deixaríamos de Te amar se Tu és o Salvador?

Somos gratos porque Tu nos deixas comer à Tua mesa, levando-nos a viver em comunhão Contigo e abençoar os pedidos. O nosso foco deve ser o exemplo deixado por Jesus, pois o Teu Filho Te serviu como programaste. Que isso também seja dito sobre nós!

Agradecemos pela beneficência demonstrada a nós, quando nem pensávamos em Te servir. Tu abriste os nossos olhos para ajudar os que mais precisam. Que jamais nos cansemos de abrigar quem vive longe da Tua presença.