Guardada pelo Deus fiel

Foto: Ben White

E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa.

Gênesis 12.14

Abraão, antes de chegar ao Egito, sentiu que o fato de Sara, sua mulher, ser formosa poderia levar os egípcios a matá-lo para ficar com ela. Essa confissão negativa deu ao rei da maldade condições de usar alguém para falar dela ao Faraó. Deus nos ensina a nunca falarmos fora da Bíblia, porque traz a morte para quem o faz: A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto (Pv 18.21).

O medo fez Abraão e Sara criarem este estratagema: não dizer que eram casados, e sim irmãos (Gn 20.12). A beleza dela agitou os homens do Egito de tal forma, que a informação chegou aos ouvidos do rei. Ao saber que Sara era solteira, o rei ordenou que ela fosse levada ao seu palácio e preparada para se casar com ele. Abraão viu que precisava da ajuda do Senhor e, certamente, orou com todo o seu coração e toda a sua alma.

Não quero que essa minha palavra fique contra o patriarca, pois diz o Senhor que ele é o nosso pai na fé e, por isso, devemos respeitá-lo (Rm 4.12-16). Os registros bíblicos falam do pedido feito por ele à sua esposa: omitir parte da verdade. Naquele tempo, toda mulher que fosse se casar com um rei era levada ao palácio e preparada para o casamento, conforme o costume deles. Porém, tão logo começaram esse processo, Deus agiu.

De uma hora para outra, tudo começou a dar errado no Egito. Faraó deve ter perguntado aos sábios e sacerdotes da sua religião por que coisas ruins estavam acontecendo em seu reino. Após indagar sobre isso, descobriu que Abraão e Sara eram casados. Assim, Faraó convocou Abraão e lhe perguntou a razão de ter mentido, falando que sua mulher era sua irmã. Após ouvir a explicação, tudo foi solucionado.

Por que o rei egípcio queria mais uma mulher no seu harém? Ele não sabia que Sara era a mais importante senhora que já pisara no Egito e, dela, viria o Salvador do mundo, inclusive daquela nação. Ainda estava oculto da humanidade o papel de Abraão e Sara, mas, hoje, o Evangelho é pregado naquele país e entre outros com toda a força celestial não para criar briga entre religiões, e sim para anunciar a salvação. Jesus é a Esperança dos perdidos!

Não importava se Sara era formosa ou não, mas o que Deus faria pela humanidade por intermédio dela. Infelizmente, os povos não querem saber a respeito do valor do Descendente mais importante de Sara e do que Ele pode fazer em favor de todos. Eles se apegam à religião, mas pedem a salvação eterna: E, se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo (Jo 12.47).

Respeitosamente, eu lhe pergunto: você tem certeza de que, quando morrer, será levado ao Céu? Isso é muito sério. Se houver incerteza no seu coração, entregue-se agora a Jesus. Afinal, do jeito que você morrer continuará para sempre. Quem morre em pecado permanecerá em pecado eternamente. Vigie e ore!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da nossa salvação! Abrimos o coração e confessamos nossos pecados, pois não podemos morrer sem o Teu perdão. Perdoa às pessoas que Te pedem perdão e lhes concede muitos anos de vida com sucesso!

Sem o Teu perdão, jamais seremos felizes pelos séculos dos séculos. Pai, ouve a petição desta pessoa que ora agora e dá a ela a Tua paz, o Teu amor e a vida eterna. Pai, eu Te agradeço por perdoares e salvares os perdidos!

Não clamo somente por este leitor, mas também pela família dele. Estende a salvação aos seus familiares, pois não desejamos que nenhum deles se perca, e sim que se acheguem a Ti e ao Teu Reino. Desse modo, desfrutarão da felicidade que nunca acabará. Somos gratos por nos ouvires!