Guardados para sermos um
2024-09-04 03:00:00
E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
João 17.11
No Getsêmani, Jesus Se apresentou ao Pai para concluir a obra que viera realizar. Nessa oração, Ele Se vê como não estando mais no mundo, pois Seu trabalho estava terminando e teria continuidade por intermédio dos Seus discípulos. Por essa razão, Ele pediu ao Pai que eles fossem guardados, pois logo Ele estaria à direita de Deus, onde assumiria todo o poder nos Céus e na Terra.
Cristo enfatizou que já não estava no mundo, mas nós estamos aqui, sujeitos às tentações do diabo e seus demônios. Entender a extensão dessa oração do Mestre nos ajudará e confirmará para Deus que somos Seu povo santo. O inimigo não pode nos tocar nem nos oprimir, porque aprendemos a respeito do que Jesus fez em nosso favor e cremos nisso. É certo que toda oração feita pelo Mestre foi respondida pelo Altíssimo. Estamos debaixo da guarda do Senhor!
O Salvador já tinha nos avisado de que, no mundo, sofreríamos os ataques do maligno, mas não deveríamos temê-los, porque a obra realizada por Ele nos livrou de qualquer queda, basta crermos: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33). Pela Sua Palavra, enfrentaremos as aflições convictos de que as venceremos!
Jesus chamou Seu Pai de santo, de Quem o mal jamais se aproximará. O inimigo nunca tocará no Senhor, porque Ele é Fogo Consumidor, e isso o diabo não suporta. O Pai santo nos guardará de toda cilada satânica; com isso, o Inferno pensará mil vezes antes de se aproximar de nós. Somos guardados pelo Deus poderoso para cumprir a Sua Palavra a qualquer minuto que o mal surgir. Creia, ore e vença!
Falando com o Pai, Cristo mostrou que o Seu Nome nos dá a proteção necessária em qualquer situação. Tudo se resolve quando recorremos ao Senhor. Ele nos concede a bênção da qual precisamos. Assim, podemos descansar e confiar nas Suas promessas avivadas em nós, para continuarmos a suave caminhada que nos transformará e nos dará a vida. Somos o povo de Deus, por isso nada nos derrotará.
Jesus terminou o versículo dizendo que o Seu pedido foi feito para que fôssemos um como Ele e o Pai eram. Ora, se continuarmos nessa direção, sairemos vitoriosos das lutas, e nenhum dardo do inimigo nos atingirá. Porém, infelizmente, muitos só imaginam ser um com o Senhor para receberem a cura, paz e prosperidade, sem dar a Ele o direito de usar tudo que eles têm. Logo, quase nada é feito em favor do próximo. Misericórdia!
Temos um alvo a atingir: ser um com Deus, assim como o Pai e o Filho eram. Certamente, há um longo caminho a percorrer, mas devemos melhorar a cada dia. Quando tivermos feito o que Deus nos ordenar, alcançaremos essa posição. Lembre-se: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração (Tg 4.8).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus Trino e Uno! Grande desafio a oração do Teu Filho nos traz: também sermos um Contigo e o Teu Filho. Isso nos encanta e nos surpreende! Temos de viver como Tu desejas, por isso o nosso coração clama pela Tua ajuda, para alcançarmos tal posição.
Estamos em um mundo sujo, cheio de laços malignos, que tentam nos dar o bote a todo instante. Não queremos nada do sistema que governa a Terra, mas pedimos o Teu socorro. Precisamos estar diante de Ti, fazendo a Tua vontade!
“Em Teu Nome, guarda aqueles que me deste”, rogou Jesus. Agradecemos por teres dado ouvidos a esse clamor e nos amares desde o princípio. Não fomos responsáveis pela queda, mas nascemos e vivemos junto ao pecado. Porém, desejamos melhorar nosso caminho!