Haverá resposta

Foto: Jamie Street

2024-04-15 03:00:00

Porventura, não se dará resposta à multidão de palavras? E o homem falador será justificado? 

Jó 11.2

Essa resposta veio de Zofar a Jó, o patriarca que enfrentou os piores momentos de sua vida, e não via nada melhorar. Zofar usou palavras pesadas para responder ao amigo. As suas considerações foram muitas e, no seu dito, vemos que temos de fechar a boca para não dizer coisas que não sabemos, pois haverá resposta à multidão de palavras. A Bíblia contém outras advertências para quem fala o que não conhece e, pior, acusa ao Senhor.

Jesus nos deu a seguinte orientação: Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo (Mt 12.36). A palavra ociosa, a qual para nada se aproveita, sai do pensamento do homem, e não de Deus. Certamente, ela desvia as pessoas do Caminho verdadeiro, e, então, quem as proferiu responderá pelo mal causado aos que seguiram a orientação bíblica.

O pior é quando a palavra ociosa é pregada no púlpito, como se fosse um recado de Deus. Ela faz o mal e não o bem, pois, não tendo sido originada no coração do Criador, contamina aqueles que desconhecem a Verdade, levando-os a tomar decisões erradas. Quem está à frente da igreja precisa se preparar para somente anunciar o que vem do Altar do Senhor. Dar recado indireto é triste de se ver, especialmente, quando tal mensagem é uma chamada para o pecado.

O pregador preguiçoso responderá por não ter dedicado tempo para o Senhor. Esse ministro deixou de ser orientado pelo Espírito Santo e se transformou em um boneco nas mãos do diabo. Cuide-se para não ser pedra de tropeço a alguém (Lc 17.1,2). Há casos tristes em que os mensageiros não tiveram o cuidado ao aconselhar e disseram aberrações, como orientar alguém a deixar o seu cônjuge. Nada justifica dar tal conselho!

Desde o início da fé cristã, devemos ensinar aos recém-convertidos a viverem sem colocar mentiras na boca dos outros. Se você não tem uma revelação bíblica para alguém, fique calado. É melhor pedir um tempo para orar e se preparar do que ser usado pelo inimigo. Veja o quanto erra quem não se guarda e fala sem a direção do Céu, fazendo o próximo tomar uma tola decisão (1 Rs 13.11-24). Haverá resposta para a multidão de palavras!

É bom meditar em Deuteronômio 32.32 em diante, nas sérias advertências contidas nesse trecho. Elas servirão para o bem de quem ama o Senhor. Nesse cântico, Deus declara: Porque esta palavra não vos é vã; antes, é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra, a que, passando o Jordão, ides para possuí-la (Dt 32.47). Só o Pai para nos aconselhar a fim de vivermos, e não vegetarmos nesta boa terra!

Aproxime-se do Altíssimo com todo o seu coração, sempre buscando a direção segura para sua vida. No final de tudo, você estará preparado para subir com Jesus, quando Ele vier buscar a Sua Igreja. Aqueles que não subirem com Ele sofrerão todo o tipo de violência e mal que o diabo fará antes da volta do Senhor (Ap 12.12). Cuide-se para não sofrer!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, nosso Conselheiro! Como alguns podem viver dizendo que são Teu servos, mas não se consagram. Eles não abrem o coração para Ti e se envolvem com aquilo que não edifica. Outros só Te procuram nos momentos dolorosos e tristes!

Olha para aqueles que vivem à margem da fé, passam por momentos turbulentos e ainda Te acusam de não cuidares deles. Eles não sabem que darão resposta à multidão de palavras vãs, e a pior coisa: não se deixam ensinar por Ti. Ajuda-os a recomeçar a Te servir!

Quem fala a verdade, confessando seus erros e arrependendo-se deles, e se volta para Ti será justificado na obra feita por Jesus no Calvário. Essa pessoa permitirá que o Teu Espírito ensine a ela. Pai, salva os duvidosos, que não Te procuram!