Homem de aliança

Foto: Austin Kehmeier

Para que o SENHOR confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.

1 Reis 2.4

O interesse de Davi, sendo o segundo rei da nação, era pela tarefa iniciada em Israel. O primeiro governante deixou a desejar diante da oposição dos filisteus que oprimiram os filhos de Jacó durante o seu reinado (1 Cr 10.13). Com o filho de Jessé foi diferente. Após dois conflitos, aqueles adversários nunca mais atacaram Israel. Davi desejava que os israelitas fossem conhecidos como povo de Deus e a obra estivesse completa.

Davi fizera aliança com o Senhor, por isso se dirigiu a Salomão e o exortou sobre como agir perante a nação e seus sucessores. Veja, para recebermos as bênçãos de Deus, há condições, e o que fizermos contará para sempre. A Aliança do Altíssimo com Davi era o que lhe importava. Não sabemos ainda quem nos sucederá na direção da obra, mas temos de ensinar a todos que servir ao Altíssimo é um dever que pesa sobre os chamados.

O Todo-Poderoso é Deus de Alianças, e, na Bíblia, há as duas maiores firmadas com os Seus filhos – a Antiga Aliança, chamada de Lei de Moisés, e a Nova Aliança, a lei perfeita da liberdade, o Evangelho (Tg 1.25; 2.12). Hoje, a lei em vigor é a da liberdade, a qual será confirmada toda vez que alguém pregá-la. As promessas serão confirmadas, pois tem o sim em Jesus (2 Co 1.19,20). Quem anuncia a Palavra, se crer no que faz, verá o Senhor libertar os perdidos.

Havia alguns requisitos para o Altíssimo confirmar a Aliança feita com Davi ao seu descendente. Não importava quem fosse; este deveria guardar o seu caminho ante a face de Deus, prestando atenção às Escrituras. Hoje, isso é o requerido dos Céus para confirmar a nossa vida como servos do Rei dos reis. Porém, se dermos as costas à Palavra do Senhor, jamais seremos usados nem protegidos por Ele. Estejamos atentos!

Andar perante a face de Deus é obedecer à Sua Palavra fielmente. No coração do Pai, não há lugar para quem se entrega aos próprios interesses. Quando chegar ao final da sua caminhada, essa pessoa perceberá que a sua maldade não permitiu a realização dos sonhos do Senhor por intermédio dela. Já os verdadeiros servos de Deus são usados na seara divina. As promessas bíblicas, inclusive a que fala de Davi, destinam-se a eles e seus descendentes.

Importa andar diante do Senhor, sabendo que a Sua Palavra será cumprida. O povo de Deus deve se portar como aqueles que serviram ao Altíssimo no passado. Os descendentes do rei Davi tinham de andar diante do Todo-Poderoso com todo o seu coração e toda a sua alma, mas alguns se desviaram, inclusive Salomão (1 Rs 11.4-6). Ele só não foi destituído por causa da promessa do Senhor feita a seu pai (1 Rs 11.9-13). O nosso Exemplo é Jesus!

A igreja chora pelos que não permanecem firmes em Cristo e se desviam para o mundo, causando escândalos à obra de Deus e perdendo-se eternamente. Por que agem assim, já que sabem que o Senhor pedirá conta dos seus atos no final da jornada?


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor das Alianças! É lamentável ver pessoas se desencaminharem para o mundo dos homens, desprezando o Teu Reino. Como isso pode acontecer, já que temos as Tuas boas palavras que jamais passarão? Por que viver como se fôssemos do diabo, se já somos Teus?

Clamamos por quem foi chamado e desprezou a Tua oferta, deixando de confessar a Ti seus erros para receber o Teu perdão. Alguns já foram para o além, e outros parecem não se importar com o que sofrerão para sempre!

Com temor, suplicamos em favor daqueles que estão tomados pelo veneno do pecado. Que o Teu amor e a Tua misericórdia os cerquem, para que vejam quão bom e amável Tu és. Agradecemos por guardares Teus servos!