Homicida confesso

2025-07-14 03:00:00
Herodes, porém, ouvindo isso, disse: Este é João, que mandei degolar; ressuscitou dos mortos.
Marcos 6.16
O rei Herodes, por ter a mente cauterizada pelo pecado, cometia um erro após outro. Quando nos entregamos a Jesus, passamos a ter a mente dEle (1 Co 2.16). A obra que nos leva ao novo nascimento é feita por Quem sabe nos restaurar, a fim de realizarmos a Sua vontade o tempo todo. Mesmo tendo a mente de Cristo, precisamos vigiar e orar para não cairmos em laços. O cristão nunca deve mentir para não transgredir!
Jesus nos ensinou a nunca falar mentiras, para que a nossa comunhão com o Pai não fosse cortada. Segundo o Mestre, o nosso falar deve ser sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna (Mt 5.37). Se for sim, devemos confirmar; porém, sendo não, a saída honrosa será dizer não. Isso pode ser aplicado no dia a dia de um comerciante cristão. Ao ser indagado acerca de um fornecedor, caso ele não queira revelar a fonte, deve responder que não é possível repassar o contato!
Temos de ser verdadeiros. Ainda que lhe façam perguntas indiscretas sobre sua intimidade conjugal, por exemplo, não minta, nem responda, e sim repreenda o curioso. Quem faz esse tipo de questionamento não tem juízo. O cristão jamais deve compartilhar particularidades que só dizem respeito ao casal. Nunca dê essa liberdade a ninguém; do contrário, você correrá o risco de ser motivo de chacota!
Herodes falou de modo taxativo: Este é João. Como podia ter falado dessa forma, se Deus não lhe havia revelado essa informação? Da mesma maneira, jamais devemos declarar que o Criador nos mandou falar algo. Por que criar histórias para obter algo que não será bom? Nenhuma invenção nossa tem o poder de doutrinar os que agem de maneira errada. Vamos ler a Bíblia com atenção redobrada para declararmos o certo!
Esse rei infeliz ainda acrescentou que havia matado João. Só esse fato já o faria ser réu do Juízo. Sem dúvida, ele não se arrependeu. Sem isso, nem adianta desejar a felicidade do Céu, pois aqueles que não se arrependerem não herdarão o Reino de Deus (Gl 5.21). Na primeira carta aos Coríntios, Paulo listou dez grupos que irão para o lago de fogo e enxofre, justamente porque nunca se arrependeram de suas práticas pecaminosas (6.9,10).
As igrejas estão anunciando dia e noite a salvação a todos. Muitos não querem se perder e, por isso, achegam-se a Deus, pois as suas almas estão tremendo por causa do que as Escrituras anunciam que acontecerá na volta de Jesus à Terra. Isso não é alarmismo, mas a pura verdade para todos se redimirem, antes do terrível Dia do Senhor. Cristo virá buscar os salvos (1 Ts 4.13-18).
A confissão do assombrado Herodes não o livrará do Julgamento eterno. Agora, se tivesse ouvido João Batista, teria pedido a Jesus que tivesse misericórdia dele. Por intermédio de Pedro, o Senhor diz: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor (At 3.19).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor amado! Por que há pessoas que não se inclinam para dar ouvidos às Tuas sãs palavras e caminham a passos largos rumo à perdição? Vem nos dar o temor necessário às Tuas advertências. Não queremos ver ninguém se perder para sempre!
Desperta os novos Herodes que combatem contra a justiça e nunca refletem no quanto fazem mal a si mesmos e aos outros. Não aceitamos que pessoas de boa índole se percam. Almejamos ver salvos aqueles que ainda têm prazer no pecado!
Agradecemos por nos amares, dando-nos a paz que excede todo o entendimento. Não deixes as ofertas de Satanás encantarem o Teu povo. Que os perdidos estejam dispostos a Te ouvir e a tomar a decisão mais importante da vida: servir-Te de fato!