Honre sua palavra

Foto: Ian Murray

E eis que também contigo está Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim, que me maldisse com maldição atroz, no dia em que ia a Maanaim; porém ele saiu a encontrar-se comigo junto ao Jordão, e eu, pelo SENHOR, lhe jurei, dizendo que o não mataria à espada.

1 Reis 2.8

Quando fugia do seu filho Absalão, Davi foi amaldiçoado por Simei, filho de Gera, da tribo de Benjamim, que jogava pedras no rei (2 Sm 16.5,6). Davi não parou para matá-lo, mas ele continuou agredindo-o, até não aguentar mais na sua loucura contra o ungido de Deus. Mais tarde, ao constatar que o rei estava certo e Absalão, errado, Simei procurou Davi e se pôs diante dele, pedindo-lhe perdão. Então, Davi mostrou que era o homem segundo o coração de Deus (2 Sm 19.16-23).

Agora, ao ordenar que Salomão colocasse os filhos de Barzilai à sua mesa, Davi não se esqueceu de Simei nem das pedras que este lhe atirara, mas manteve o perdão que lhe concedera, ensinando a Salomão que a palavra dada deve ser cumprida, para que a pessoa que confiou em nós jamais se decepcione. O quadro mais bonito é ver quem fez alguma coisa contra nós arrepender-se, confessar seu erro e nos pedir perdão. Deus age!

Simei tinha falhado de modo cruel. Ele não poderia ter atirado pedras no rei. Veja, Davi não era mais um menino e podia se defender, mas não o fez. Só que ele não merecia tal tratamento de alguém que desconhecia as razões de seu filho persegui-lo e querer tomar o reino à força. Porém, o Senhor foi misericordioso para com Simei, fazendo-o perceber seu erro e dando-lhe coragem para procurar o ofendido e pedir perdão, e ele conseguiu!

Há cristãos brincando com fogo. Eles sabem que pecaram e precisam confessar a sua iniquidade, mas não agem corretamente. Jesus nos instruiu a perdoar à pessoa genuinamente arrependida: Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe (Lc 17.3). Há quem acredite que um “pecadinho” não precisa de arrependimento, mas isso não é verdade.

Alguns costumam dizer que os fanáticos querem tudo certinho, esquecendo-se de que a Palavra do Senhor ensina dessa maneira, e não o homem. Muitas pessoas se desesperarão na volta de Jesus, pois, por conta própria, resolveram acrescentar à doutrina santa os seus pensamentos; no entanto, não foi isso que Cristo disse. Por exemplo, muitos lutaram para serem batizados no Espírito Santo, mas, hoje, já não falam em línguas nem se consagram a Deus. O que dizer?

Bem, se alguém não se importa com a vida eterna e as condições para entrar no Reino dos Céus, deve se preparar, porque muitos serão proibidos de entrar nele. Jesus contou sobre dez virgens que estavam preparadas para entrar no casamento (Mt 25.1-13). Não havia pecados nelas, mas cinco não tinham mais azeite em suas lâmpadas. Então, enquanto saíram para obtê-lo, o noivo chegou, e elas ficaram de fora das bodas. O que houve?

Cinco delas foram imprudentes e deixaram faltar o óleo que iluminaria o caminho. Por isso, foram impedidas de entrar no casamento eterno com o Salvador. Jesus declarou: Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo (Mc 13.33). Então, qual será a sua decisão?


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor das condições necessárias! No Teu Reino, nada acontece por acaso. Para quem é prudente, a porta estará sempre aberta; porém, para quem é somente convencido e falta essa condição tão especial, a entrada estará fechada. Misericórdia, Pai!

Temos de andar em toda parte vestidos da armadura que Tu preparaste para nós. Caso contrário, estaremos despreparados para sempre. Em Ti, há muito mais do que pensamos ou pedimos; basta Te obedecermos em tudo.

Precisamos ser pessoas de palavra. Se concedermos perdão a alguém, ele está perdoado, e nada mais será reivindicado. Agora, se a pessoa se arrepender e confessar seus erros, mas não lhe perdoarmos, não seremos perdoados por Ti. Ajuda-nos, Pai!