Invocando o Senhor

2024-02-08 03:00:00
Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.
Salmo 89.26
Invocar o Senhor é direito de quem crê nas Suas promessas e decide dar fim ao seu problema, seja simples ou complicado. Deus não vê as situações como o homem as vê nem teme o maligno. Porém, os fracos na fé temem o diabo por não crerem no que Deus revela na Sua Palavra, a Verdade (Jo 17.17). Somos os herdeiros das bênçãos conquistadas por Jesus ao morrer na cruz em nosso lugar. Diante disso, podemos e devemos clamar pela ajuda dEle!
Os cristãos precisam entender que, apesar de serem de Deus, também enfrentarão dificuldades (Jo 16.33), mas nem por isso devem assumir uma vida sem a bênção providenciada por Jesus: a salvação. O Senhor diz: E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás (Sl 50.15). Faça a sua parte crendo e verá que a libertação e as demais dádivas lhe serão dadas. Nunca se esqueça de glorificar o Senhor por Sua fidelidade.
Até os perdidos conhecem o poder de invocar o Deus verdadeiro. Jonas, o profeta fujão, entrou em um navio depois de ter pagado a passagem e escolhido o lugar que melhor lhe convinha. Na ocasião, o mar se agitou tanto que parecia que todos morreriam. De início, o capitão do navio cria que aquela seria uma tempestade comum, mas, depois, ela ficou bem forte. Então, ele acordou Jonas, dizendo que deveria invocar o seu Deus (Jn 1).
Quando as coisas ficam difíceis, até quem não crê no Senhor se desespera e grita por socorro; só que Deus não atende os pecadores (Jo 9.1-38). Agora, quando um pecador decide dar lugar ao Altíssimo, é ouvido por Ele: E o mestre do navio chegou-se a ele e disse-lhe: Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos (Jn 1.6). A receita foi dada por um descrente, mas segui-la é bom!
Após a morte de Abel, morto pelo irmão Caim, que o invejava por ter a oferta aceita por Deus, Eva teve outro filho, chamado Sete. Deste, nasceu Enos (Gn 4.25,26), e o significado do seu nome é homem mortal. Das filhas de Adão e Eva nada se disse, exceto que nasceram (Gn 5.4). Após Enos ter nascido, começou-se a clamar o Nome do Senhor. Quantos anos eles perderam por não entenderem o que se recebe por invocá-Lo? Quanto também perdemos por não fazermos o mesmo?
A maior bênção a ser recebida por clamar, com fé, esse Nome foi profetizada por Joel: E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar (Jl 2.32). No Evangelho, o monte Sião, e na Igreja, Jerusalém, há livramento para os chamados!
Invoque o Senhor, declare que Ele é o seu Pai, mas faça isso conforme o que aprendeu nas Escrituras, como a Rocha da sua salvação. Invocar significa usar o Nome para expulsar o mal. Os filhos de Ceva tentaram fazer isso, mas foram envergonhados por não agirem de acordo com a Palavra (At 19.13-16). Faça isso com fé e verá o resultado (Mc 11.23).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus do Nome salvador! Precisamos temer o Teu Nome e invocá-Lo em espírito e em verdade, ou nada receberemos. Ajuda-nos a Te dar o devido respeito, para termos o Teu poder em nossa vida. Socorre-nos!
No monte Sião, o Evangelho, queremos ver a Tua glória e, em Jerusalém, a Tua salvação conquistada por Jesus. Assim, nós nos chegaremos a Ti, Te amaremos e mostraremos a todos que Tu perdoas os pecados e curas os sofredores!
Tu nos levarás ao Teu Reino eterno, por isso pedimos as Tuas misericórdias, pois, no mundo, há tentação de todos os tipos. Queremos nos manter puros e sadios na fé, a fim de subirmos com Cristo quando Ele voltar!