Irai-vos e não pequeis

2025-03-09 03:00:00
Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Efésios 4.26
A ira nunca deveria fazer parte do nosso cotidiano, mas há quem tire a nossa paciência com brincadeiras ou atos irritantes. Se você se irar contra alguém, não permita que esse sentimento o tire da presença de Deus e aja com tranquilidade. Ao mesmo tempo, repreenda quem o provocou e mostre a sua indignação com tal atitude. Por que se enfurecer por causa das mentiras que ele conta? Infelizmente, é raro encontrar pessoas verdadeiras neste mundo.
Diante de uma ofensa, em vez de se enervar, procure se controlar. A Escritura Sagrada permite que você se ire, mas, em seguida, declara que não deve pecar (ver também Sl 4.4). O ideal é não deixar a raiva entrar no seu ser, pois, na próxima vez que se irritar, você poderá ir às vias de fato. Não é bom responder ao ofensor, e sim aplacar a ira. Isso fará bem ao seu coração. Grandes tragédias começam quando se dá vazão a esse sentimento. Vigie!
Dois irmãos cresciam juntos. Caim era o mais velho, e Abel, o mais novo. Eles sentiram que deveriam ofertar algo a Deus como prova de amor. O primogênito pegou qualquer coisa na horta e ofereceu ao Senhor (Gn 4.3). Abel era homem de boa natureza e amava o Criador. Ele procurou um cordeiro de boa aparência, sem mancha ou defeito, e ofereceu as melhores partes no altar do Senhor. A sua oferta foi bem recebida.
Caim não era uma pessoa de bem, e a Palavra de Deus comenta esse fato ao descrever as ofertas de Abel: E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta (Gn 4.4). O caçula sentiu que a solução para o pecado de seus pais, os quais não puderam continuar no Paraíso, seria o Cordeiro de Deus que tiraria o pecado.
O fato de o Senhor ter aceitado a oferta de Abel despertou a ira de Caim, a ponto de o seu semblante descair. Ao perceber que foi preterido na arte de ofertar a Deus, o primogênito recebeu do diabo a instrução do que deveria fazer: Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante (Gn 4.5). Com o coração tomado pelo ódio, ele se sentiu derrotado pelo sim de Deus para a oferta de Abel e elaborou um plano maléfico.
Era visível que o diabo já havia entrado em Caim, e este não era mais de Deus, como a Bíblia esclarece: Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas (1 Jo 3.12). Caim já dava sinais de que era mau, pois as suas obras eram malignas. Aqueles que vivem sob fúria precisam se libertar o quanto antes, visto que as consequências podem ser terríveis.
Ao perceber que o ódio estava visível no seu rosto, o Senhor tentou livrar Caim da armadilha do diabo, o assassinato de Abel, dizendo: Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás (Gn 4.7). Caim não resistiu ao pecado e matou Abel. Resista ao pecado e livre-se da perdição eterna. Creia, vigie e viva!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor da nossa vida! Precisamos ter domínio próprio diante das provocações. Não nos deixes guardar a ira em nosso coração. Clamamos pelo Teu amor e, assim, seremos livres de cair em transgressão. Desejamos ser recebidos no Teu Reino de amor. Queremos amar as pessoas apesar das adversidades, para que os Teus braços benditos se estendam em nossa direção. Assim, Teus filhos serão resgatados de qualquer investida do inimigo e sentirão o quanto é precioso viver ao Teu lado!
Não podemos ficar sem a Tua cobertura, pois precisamos pregar a salvação a quem não Te conhece. Que o Sol nunca se ponha sobre a nossa ira, uma vez que todos precisam ver em nós a Tua face e o Teu perdão. Somos gratos por nos dares a paz que excede todo o entendimento!