Jesus completou a obra

Foto: Alicia Quan

Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai.

João 16.28

Antes de Deus começar a criação, o Seu Filho, a Sua Palavra, já existia. Jesus foi responsável por criar todas as coisas, e isso prova que Ele era Deus e continua a ser junto com o Pai: No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (Jo 1.1-3). O Messias saiu do Pai para entrar em nosso mundo!

Durante os três anos e meio do Seu ministério terreno, Cristo nos mostrou como fazer a obra de Deus. Seus ensinamentos são completos e nos dão a sabedoria e o entendimento necessários para realizar a vontade divina. As Suas instruções são muito importantes e fáceis de aprender, mas é necessário ter a unção do Santo Espírito. A Bíblia menciona que as coisas do Espírito se discernem espiritualmente, e não com o intelecto (1 Co 2.14). Obra divina!

A saída do Salvador do Reino dos Céus é retratada na Palavra como Seu aniquilamento: Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Fp 2.7). Jesus Se despiu das prerrogativas divinas e veio ao mundo como um ser humano. A vinda dEle foi para nos mostrar que devemos ser vencedores em tudo. A graça trazida por Ele nos dá essa condição. Creia!

Antes de descer ao Inferno para terminar a obra da salvação, Cristo foi abandonado pelo Pai. Ao vê-Lo Se tornar pecado por causa das nossas iniquidades, Deus virou as costas para o Filho, que exclamou: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mt 27.46b). Ao morrer fisicamente, o Redentor desceu às trevas sozinho, nem mesmo um anjo O acompanhou (Is 63.1-6).

Jesus veio para fazer a obra completa. Ao receber os nossos pecados e sofrimentos na cruz, Ele experimentou a morte espiritual – a separação do Pai –, o mesmo que aconteceu com Adão após pecar. Então, o Messias lutou contra o diabo e o despiu da força que este havia roubado de Adão. Depois disso, o Espírito de Deus desceu ao Inferno e vivificou Jesus, assim como fez com toda a humanidade (Ef 2.1,5,10). Obra foi concluída!

Aqui, o Filho de Deus foi ungido para pregar as Boas-Novas. A mesma unção e glória que estavam sobre Ele também caem sobre nós: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra (At 1.8). Só faremos bem a obra se crermos na Palavra do Senhor. Desperte para ser usado do mesmo modo que Cristo foi (Jo 14.12).

Depois de dar as últimas orientações aos discípulos, Jesus deixou o mundo e voltou para o Pai. Chegará o dia em que o Altíssimo enviará Seu Filho amado novamente para arrebatar a Sua Igreja: Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai (Mt 24.36). Prepare-se para esse Dia, realizando a obra que Ele tem determinado!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus de tudo e todos! Como abriremos os olhos das pessoas, se não temos o conhecimento da Verdade como Jesus teve? Pedimos a Ti o entendimento das Tuas revelações para executarmos a obra como o Salvador fez em Seus dias. Ajuda-nos!

Ele saiu de Ti para vir ao mundo nos salvar. Enquanto esteve aqui, deste ao homem o exemplo de como Te obedecer. Muitos aceitam o engano, criando religiões que o Teu coração não concebeu e, com elas, afastam as pessoas da salvação.

Jesus voltou para Ti, e Tu O assentaste à Tua direita, dando-Lhe todo o poder para nos usar. Porém, não Lhe obedecemos como deveríamos. Pai, precisamos do Teu auxílio para que os perdidos se convertam. Abre os nossos olhos, a fim de que anunciemos o Evangelho da paz!