Jesus sabe de tudo

Foto: Daniel Tong

Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos.

Apocalipse 2.2

Cristo, o Salvador e Senhor, conhece os nossos pensamentos, atos e sentimentos em relação à nossa chamada, inclusive os momentos em que não quisemos Lhe obedecer e fizemos coisas que não nos estavam designadas. Não podemos nos comportar como pessoas insubmissas, que não sabem quem é o Pai celestial.

Quando Jesus inspirou João a escrever às sete igrejas da Ásia (Ap 2.1‒3.22), incluindo a de Éfeso (Ap 2.1-7), o Seu amor operava maravilhosamente, e o Pai era glorificado pelas Suas ações. Cristo revelou aos cristãos de Éfeso que conhecia as obras deles. Sendo Deus, Ele não saberia delas? Sem dúvida, tudo é do conhecimento do Senhor. Ora, quando a mulher hemorrágica tocou nas vestes de Jesus, Ele parou e perguntou quem Lhe havia tocado, pois queria abençoá-la publicamente.

Deus conhece o trabalho de quem deseja vencer e ser abençoado, buscando nas Escrituras a base para isso. Quando trabalhamos em prol da Verdade, Cristo intercede por nós junto ao Pai, a fim de que nos tornemos bons despenseiros da graça e abençoadores (1 Pe 4.10). Jesus disse: Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á (Lc 11.10). Ele o conhece e sabe se você usa bem o que lhe é dado. Faça o seu melhor!

Um detalhe importante sobre os efésios: o Salvador viu a paciência deles (Ap 2.2). Por outro lado, alguns irmãos cedem à impaciência e perdem muitos que poderiam se tornar membros do Corpo de Cristo e ficar sob o cuidado deles. Davi revelou o valor da paciência: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor (Sl 40.1) Jesus declarou: Na vossa paciência, possuí a vossa alma (Lc 21.19). Que lição do Mestre!

Os efésios tinham outra virtude elogiada por Cristo: não podiam sofrer os maus, ou seja, suportar a obra deles. Os maus obreiros são como um veneno nas igrejas, pois espantam quem deseja conhecer o Senhor. Davi orou pedindo livramento dos maus: Livra-me e tira-me das mãos dos filhos estranhos, cuja boca fala vaidade e cuja mão direita é a destra da iniquidade (Sl 144.11). Ore, vigie e será feliz!

A Igreja deve orar para que o Senhor a livre dos maus apóstolos, profetas, evangelistas e pastores, que não se preparam para dirigir o Corpo de Cristo, bem como dos mestres que não estudam a Palavra nem buscam em Deus o que pregar e ensinar ao povo. Por outro lado, nada se iguala aos servos que clamam para que os ministros da Igreja sejam pessoas com amor e temor a Deus, e ela não sofra pela obra de quem não ama o Pai.

Não há lugar para mentirosos no ministério da Palavra, pois trabalhamos pela salvação das pessoas que a mão do Senhor quer alcançar. Algumas estão começando a dar os primeiros passos na fé em Cristo e, se houver mentirosos presidindo sobre elas, nunca verão a luz. Salvar os perdidos é a nossa missão!


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, nosso Pai! Tu tens todo o saber, o conhecimento infinitamente maior do que o do homem. Por isso, achegamo-nos a Ti e pedimos a Tua ajuda. Não podemos deixar de procurar na Palavra o que ensinar e pregar ao Teu rebanho confiado a nós!

Tu conheces as nossas obras, o nosso trabalho, e, certamente, sabes do que precisamos para fazer a obra que nos designaste. Suplicamos: mostra-nos o que temos feito à nossa maneira e guia-nos! Sem o Teu auxílio e o Teu amor, nunca procederemos como Jesus fazia!

Não podemos deixar os maus na Tua Igreja, para o bem deles e da congregação também. Pai, estamos no ministério não porque passamos por uma eleição, e sim porque Tu nos chamaste e fizeste de nós Teus ministros para esta geração. Ajuda-nos!