Jesus subiu

Foto: Bruno van der Kraan

Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?

Efésios 4.9

Quando dizemos que Jesus foi ao Inferno após ter morrido na cruz do Calvário, baseamo-nos na declaração do versículo-base desta mensagem e em outros textos bíblicos que nos levam a entender isso. Como não estamos aqui fazendo um estudo pormenorizado do que o Salvador fez na Sua descida ao reino da morte, estudaremos somente o fato de Ele ter ido diante do trono do diabo para despojá-lo completamente. Lembre-se: na Bíblia, não há erro!

Jesus desceu do Céu para nos redimir da queda de Adão, o qual havia colocado o homem nas garras de Satanás. Com isso, a morte reinou na Terra até Moisés ser levantado e ter entregado os preceitos da Lei (Rm 5.12-14). Até então, era mais difícil resistir às tentações do maligno, pois a natureza do diabo, a morte, dominava sobre todos. Entretanto, sempre há aqueles que se recusam a obedecer aos instintos do corpo e se dão a fazer a vontade divina de verdade. Estes agradam a Deus!

Quando chegou o tempo de mudar a nossa sorte – do cumprimento das profecias que daria ao homem a volta segura para o Reino dos Céus –, o Pai enviou Seu Unigênito para salvar os perdidos. Cristo nasceu em Belém de Judá, como previsto pelo profeta Miqueias (Mq 5.2) e relatado pelo evangelista Mateus: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel (Mt 2.6). Ele veio!

Setecentos anos antes de Cristo nascer e morrer em nosso lugar, Isaías disse: Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados (Is 53.4,5). Quanta precisão! Não foi por acaso que o Salvador sofreu as nossas feridas!

Paulo fala da ida do Senhor ao reino da morte, onde os demônios se alegraram com a presença dEle – afinal, Ele é Vida –, achando que poderiam fazer tudo o que desejavam. Porém, Cristo os despiu, arrancando deles o poder que possuíam para nos fazer sofrer: E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.15). Sozinho no reino da morte, Jesus fez o que era preciso!

Cristo foi separado do Pai ao receber as iniquidades, doenças e demais sofrimentos que deveríamos padecer. Hoje, ao pregarmos o Evangelho em qualquer lugar do mundo, muitas pessoas creem na Palavra de Deus, e aquelas que estavam possuídas por diversos males contam que, após crerem na pregação da Verdade, tiveram fé e foram curadas. Só com a presença do Senhor isso é possível.

Conforme diz o versículo em estudo, o Senhor desceu às partes mais baixas da Terra, mas também subiu ao Alto, onde Se assentou à direita do Pai, tendo recebido todo o poder no Céu e na Terra (Mc 16.19). Dá prazer ir aos mais distantes lugares do mundo, onde se falam outras línguas e constatar como o poder de Deus opera, quando a Boa Notícia é anunciada. Creia e viva!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor do Cristo ressurreto! Que mensagem Tu nos deste para ministrarmos neste mundo tenebroso! Após a pregação, vemos as pessoas tendo respeito ao orar e crer e, depois, contando com euforia que o mal desapareceu. Tu planejaste essas coisas!

Muitas vidas têm sido transformadas, pois, deixando os seus pecados, iniciam uma nova caminhada, agora de santidade e temor a Ti. Pai, desperta os demais a se juntarem a nós ou fazerem igual em seus países, para que a volta de Jesus seja apressada!

Quão linda será a vida no Céu de glória, quando veremos bilhões de pessoas que Te aceitaram por termos lhes falado do Teu amor, dando o Teu Unigênito para a redenção do homem! Usa-nos bem mais!