Juramento maligno

Foto: Pars Sahin

E jurou-lhe, dizendo: Tudo o que me pedires te darei, até metade do meu reino.

Marcos 6.23

A Bíblia nos orienta a ser sóbrios e vigilantes: Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pe 5.8). Como Herodes não vivia na dependência do Senhor, empenhou-se em uma decisão tola, a exemplo de outras pessoas que não agem sabiamente. A sobriedade é uma virtude necessária a todos!

Por que esse rei decidiu fazer tamanho juramento, se teria de cumpri-lo depois ou ficar envergonhado para sempre? (Pv 17.28). Ele se excedeu por nada, ou por causa de uma dança erótica. A razão de alguém falar sem pensar é que ele não tem o Espírito de Deus. Por que alguns cristãos se desviam vergonhosamente e fazem coisas erradas das quais serão acusados depois? Eles nem se lembram de que terão de confessar seus pecados!

Somente Deus sabia o que se passava na mente de Herodes, que, ao se encantar com os gestos da moça, prometeu que ela poderia pedir qualquer coisa, até a metade do seu reino, e isso seria feito. Perceba, por esse ato insano, ele empenhou a palavra. No entanto, só Um pode empenhar a Sua Palavra: o Senhor. Muitos não confiam em Quem fez o santo juramento por Si mesmo, posto não haver outro maior que Ele, o Altíssimo (Hb 6.13).

Podemos crer no Deus único e soberano. Ainda que os Céus e a Terra passem, as Suas palavras jamais passarão. O Senhor declarou isso para que tivéssemos fé nEle e a certeza de que Ele jamais falhará e voltará a este mundo: Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós (Jo 14.18). Essa Palavra é o bastante para vivermos com confiança!

Muitas pessoas não entregam o dízimo nem as ofertas levantadas pelo pastor em prol das despesas da igreja. No entanto, Deus nos adverte: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança (Ml 3.10). O que você diz?

Quem desobedece à Palavra quanto a isso não está completamente em Cristo e, por isso, nunca verá o cumprimento das promessas divinas: Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.7). Se você ora, mas Deus não lhe atende, verifique se tem crido no que Ele fala e seguido todas as coisas ordenadas por Ele (Mt 28.20).

Algumas pessoas tentam “desmascarar” o Altíssimo, procurando alguma falha nEle que possa justificar a falta de fé nelas. Isso jamais será encontrado no Senhor, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6). Sempre que a resposta não vier, examine-se e verá que isso é consequência das suas atitudes. O Pai celestial é paciente e lhe mostrará onde está o seu erro!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai verdadeiro e fiel! Tu és Senhor em tudo, até quando achamos que Te esqueceste de nós. Mas Tu já disseste, perguntando se uma mãe pode se esquecer do seu filho, que nunca Te esquecerias de nós!

Os homens agem de modo errado, assim como Herodes. Este, por causa de um juramento, ordenou que cortassem a cabeça de João Batista e a levassem em um prato à sua presença. A vida do Teu servo não significava nada para aquele rei. Herodes dará conta desse crime!

Quantas vezes fazemos coisas erradas? Como podemos Te ter ao nosso lado se agimos como pessoas irresponsáveis? Perdoa-nos e nos dá uma nova oportunidade. Precisamos de Ti para alcançar a redenção!