Levantai a arca
2025-12-15 03:00:00
E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do concerto e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca do concerto e foram andando adiante do povo.
Josué 3.6
Quem Deus escolheu para comandar a obra em qualquer lugar do mundo tem de fazer valer a sua autoridade; afinal, essa pessoa foi escolhida como líder. Onde o comandante não tem a última palavra, o trabalho não irá para frente, porque Satanás não deixará de trazer a tentação para acabar com o plano divino. Infelizmente, muita gente terá de dar contas da sua mordomia e não encontrará motivo justo para responder pelo fracasso que patrocinou!
Uns caíram por causa de adultério, e isso é muito triste. A alguns foi confiada a direção da obra de Deus, mas se corromperam e se sujaram como os perdidos; outros assumiram a homossexualidade, e ainda há quem tenha se desviado para a desonestidade e demais pecados. Essas pessoas não acreditam no tribunal de Cristo, garantido pela Palavra, onde terão de explicar a derrota delas (2 Co 5.10).
A ordem de Josué era que levantassem a arca. Os pastores têm de manter a Arca – Jesus Cristo – bem elevada para as pessoas não errarem o caminho. Se o líder não ergue a Arca na posição determinada pelo Altíssimo, os membros da igreja começarão a se desinteressar de ir aos cultos, de se consagrar a Deus e, então, serão comparados à igreja de Laodiceia (Ap 3.14-22).
Aquele artefato era chamado de arca do Concerto, representando a Aliança de Deus com Israel, para que Lhe servissem fielmente e fossem servidos por Ele. A visão da arca lhes daria a posição segura para o Jordão ser atravessado, e ninguém se desviaria. Se o líder não ergue Jesus diante dos liderados, a igreja acaba. Não vivemos na posição que estamos diante do mundo, e sim por eleição do Comandante da Igreja (Jo 15.16).
Os sacerdotes tinham a obrigação de passar adiante do povo, onde há todo tipo de gente: adúlteros, ladrões, mentirosos e demais afastados da Verdade. Para aqueles que ainda não perceberam que o Evangelho é o poder de Deus para salvar os perdidos, temos a obrigação de pregar, combatendo o bom combate até acabar a carreira e guardar a fé (2 Tm 4.7). Deixar de fazer o que Ele ordenou é declarar-se preparado para passar a eternidade no lago de fogo e enxofre. Ore!
Aqueles sacerdotes que carregaram a arca da Aliança não se deixaram levar pela vergonha e pelo desânimo, mas, decididamente, puseram-na sobre os seus ombros para que todos pudessem vê-la a uma determinada distância. Observe como a revelação do temor a Deus é vista na obra que você conduz. O demônio da preguiça e os dos outros pecados quer fazer de você o responsável pelo desvio de tantas vidas preciosas, que estão no pecado e no ócio!
Nunca se esqueça: ande adiante do povo. Você alcançou a posição de maior destaque, e a sua responsabilidade de fazer a luz brilhar em todos aqueles que o veem como servo de Deus será avaliada no tribunal de Cristo. Medite na revelação do Senhor: E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! (Lc 17.1). Vigie!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor da arca do Concerto! Ela simbolizava a Tua Aliança com Israel, para que os Teus filhos nunca desobedecessem à Tua Palavra. Por esse motivo, os sacerdotes a levantariam e, assim, o povo a veria a certa distância e não se perderia no caminho!
Tal como eles teriam de erguê-la, levando-a nos ombros, a fim de guiar as pessoas, temos de Te seguir de perto, sem tirar os olhos de Jesus, o Verbo vivo. Precisamos permanecer firmes Contigo!
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele nos leva a Ti, ó Pai, em Quem estão escondidos todos os tesouros celestiais. Firmados na fé, nada nos desviará da salvação já providenciada em Cristo. Nós Te amamos!
